domingo, 22 dezembro 2024

Entrevista/Autárquicas: Programa eleitoral de Hipólito Barreto (PAICV) propõe transformar potencialidades do Tarrafal de São Nicolau em fatores de desenvolvimento local

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O candidato do PAICV, Hipólito Barreto, concorrendo à Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, elencou, em entrevista exclusiva a este jornal digital, algumas potencialidades do município que irá trabalhar, como a pesca, a agricultura,  oturismo, a educação, a habitação e o desporto. Na área da agricultura, afirmou que vai aumentar a área irrigada no município, mobilizando mais água, com recurso à dessalinização de água do mar, generalização da rega gota-a-gota e instalação do sistema de estufas. Já na área da educação, caso seja eleito, vai implementar um sistema de transporte escolar de modo a que nenhum aluno deixe de estudar por dificuldades financeiras. Para área do desporto, segundo Barreto, serão melhoradas e criadas novas infraestruturas desportivas, com destaque para o campo de futebol relvado da Praia Branca. Confira  na entrevista a seguir, as outras apostas de Barreto constantes do seu programa eleitoral, com destaque para a resolução  da ligação  marítima e aérea  de e para a ilha de São Nicolau.

Entrevista conduzida por Silvana Gonçalves/Redação 

“Assim que formos eleitos Presidente, iremos estabelecer uma forte parceria com o Governo, representando antes de tudo a população de Tarrafal. A primeira preocupação a apresentar, e porque não exigir do Governo, é a resolução do problema de transporte de e para a ilha de S. Nicolau”, adianta Hipólito Barreto ao Asemana.  

 

O que diz ao eleitores sobre as  razões principais da sua candidatura ao cargo de presidente da Câmara de Tarrafal?

- Tarrafal de S. Nicolau precisa de um novo governo local, estribado no amor e comprometimento com a vontade das pessoas do Município, estribado na seriedade e respeito pelas funções do Presidente de Câmara, na competência e no desenvolvimento dessa importante parcela do território nacional. Por conseguinte, uma grande parte da população de Tarrafal de S. Nicolau, viu em mim essa pessoa que pode desempenhar, com dignidade e zelo, essas funções, e pelo grande amor que nutro pelo Município de Tarrafal, não podia deixar de responder a esse apelo, para me candidatar a Presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de S. Nicolau.

 

 Pode precisar as motivações  principais da sua candidatura à chefia do município?

- Temos uma visão muito clara das potencialidades do Município de Tarrafal de S. Nicolau e o nosso programa é, também, muito explícito como transformar essas potencialidades em factores de desenvolvimento do Município. Como é evidente, não vamos fazer uma explanação exaustiva de tudo o que o nosso rico programa contém, porém vamos debruçar sobre algumas dessas potencialidades, em forma de tópicos:

PESCA – o nosso Município é conhecido por ser o único em Cabo Verde que tem uma fábrica de transformação do pescado, funcional, há quase 90 anos. Toda a gente em Cabo Verde conhece o famoso atum enlatado de Tarrafal de S. Nicolau. O tratamento e conservação do pescado tem um potencial enorme por explorar. Vamos fazer do Tarrafal um verdadeiro entreposto de pesca, com todas as valências, com as parcerias publico/privadas, por forma a dinamizar a economia local, criar mais riqueza e, por conseguinte, mais emprego no Município.

AGRICULTURA – vamos aumentar a área irrigada no Município, mobilizando mais água, com recurso à dessalinização de água, generalização da rega gota-a-gota e instalação de estufas.  Essas inovações irão reflectir no aumento de produção, no aumento de postos de trabalho e aumento do rendimento das famílias, com forte reflexo na diminuição da pobreza. Ligado à agricultura a pecuária será melhorada e potencializada com a introdução de raças melhoradas e criação de gado de forma mais controlada e concentrada.

TURISMO – iremos projectar as fortes potencialidades nessa matéria, valorizando as duas maravilhas de Cabo Verde (Carbeirinho e Monte Gordo), a Morna Sodade (criada no Município), o antigo Centro de concentração, Rotcha Skribida, a pesca do Blue Marlin, entre várias outras potencialidades ligadas ao mar e à natureza.

EDUCAÇÃO – a formação profissional será direcionada às áreas em que o Município é carente, particularmente as áreas da pesca, agricultura e turismo. Dessa forma serão criadas condições para reter a enorme saída dos jovens do Município por falta de alternaticas. Será implementado um sistema de transporte escolar de modo a que nenhum aluno deixe de estudar por dificuldades financeiras.

HABITAÇÃO - Toda a família tem que ter dignidade e para isso a nossa gestão será direccionada na criação de condições básicas das famílias. Assim sendo, até o final do nosso mandato:

  • Todas as famílias terão ligação de água ao domicílio;
  • Todas as famílias terão casa de banho;
  • Toda as famílias terão ligação de eletricidade;
  • Será implementado um forte programa de reparação de casa das pessoas com maires dificuldades financeiras.

DESPORTO

Todas as modalidades desportivas merecerão a atenção da Câmara Municipal e serão introduzidos mecanismos de concertação com as Associações desportivas existentes na ilha de S. Nicolau e os clubes do Município para a discussão que potenciem o desenvolvimento e prática desportiva em Tarrafal de S. Nicolau e da ilha de S. Nicolau.

Serão melhoradas e criadas novas infraestruturas desportivas, com destaque para o campo de futebol relvado da Praia Branca.

 

"Mudar,por amor ao Município do Tarrafal"

 

“A Câmara Municipal será uma câmara aberta e quando eleito seremos um Presidente de todos os tarrafalenses”, garante.

 

Qual é a nova  visão  que a sua candidatura preconiza para o concelho?

- Queremos um Município desenvolvido, com muita paz social, com respeito pelas pessoas, com forte envolvimento dos munícipes, daqueles que residem dentro e fora do município ou na nossa imensa diáspora.

Queremos uma forte participação de todos na tomada das principais decisões.

Queremos que todas as famílias vivam com dignidade e que possam ter o seu próprio rendimento e contribuam para o desenvolvimento do seu município. A Câmara Municipal será uma câmara aberta e quando eleito seremos um Presidente de todos os tarrafalenses.

Assim que formos eleitos Presidente, iremos estabelecer uma forte parceria com o Governo, representando antes de tudo a população de Tarrafal. A primeira preocupação a apresentar, e porque não exigir do Governo, é a resolução do problema de transporte de e para a ilha de S. Nicolau.

“Iremos governar o nosso Município com muita dedicação, muito amor e muita competência, elevando Tarrafal para outros patamares de desenvolvimento”, promete.

 

Pouco se fala em busca da consenso entre as formaçoes políticas. Vai viabilizar a governação do concelho caso ganhe ou perca as eleições de 1 de dezembro?

- Sabemos que o poder para a governação do Município está nas mãos do povo. É nosso sentimento de que o povo pediu a nossa participação nessas eleições com o propósito de mudar a situação do Município. Nesse sentido, não podemos defraudar as expectativas do povo e iremos governar o nosso Município com muita dedicação, muito amor e muita competência, elevando Tarrafal para outros patamares de desenvolvimento.

 

Que mensagem dirige aos eleitores do seu município?

- Queremos dizer a todos que o que nos move é um enorme amor ao Município de Tarrafal e o dever de mudar o Município de Tarrafal. A MUDANÇA está nas mãos de cada munícipe eleitor.

hipólito 3

 

 

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Xalala
17 days 3 hours

Vai investigar nada Bundão!

Valdo de Pina
19 days 1 hour

O UCS só ouve a própria voz, numa sinfonia desafinada que ecoa a era de Carlos Veiga no poder. Duas relíquias teimosas,

Teste
28 days 16 hours

Isto é somente um teste. Porque não vejo os comentários das pessoas debaixo da notícia como antes?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos