O candidato do MpD, Armindo Luz, a Presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santo Antão, tendo como lema da sua campanha "Por Ribeira Grande, Pelas Pessoas", pretende criar pontes e trabalhar com todas as forças vivas do município para garantir uma governação eficaz, focada no desenvolvimento e no atendimento das necessidades das pessoas. O candidato do MpD traçou um plano com 10 eixos de ação em diferentes áreas de desenvolvimento a curto, médio e longo prazos, de entre eles estão o desencravamento de localidades, o programa de habitação social e forte investimento na juventude, conforme avança em entrevista exclusica a este jornal.
Entrevista conduzida por Silvana Gonçalves/Redação
“Quero que em 2028, o nosso concelho da Ribeira Grande consolida a sua 3ª posição no Índice de Coesão Territorial (129,7 pontos), uma vez que será difícil ultrapassar os municípios da Praia e Mindelo, com 172,8 e 151,7 pontos, respetivamente”, traçou Armindo Luz.
Indique as razões principais da sua candidatura ao cargo de presidente da câmara da Ribeira Grande?
- Como nativo ribeira-grandense, que dedicou a sua vida ao concelho, as minhas motivações estão profundamente enraizadas no desejo de ver o meu concelho prosperar. Sob o lema "Por Ribeira Grande, Pelas Pessoas", queremos colocar toda a nossa experiência, dedicação e compromisso ao serviço do concelho que nos viu nascer, crescer e trabalhar.
Desde logo, destaco:
a) O meu firme Compromisso com o Desenvolvimento Local e a vontade genuína de promover o desenvolvimento do meu e nosso concelho, e melhorar a qualidade de vida dos ribeira-grandenses.
b) Quero que Ribeira Grande mantenha a sua identidade única, ao mesmo tempo em que prospera economicamente. Quero que as futuras gerações sintam o mesmo orgulho que sinto pelo nosso concelho.
c) Estou motivado a criar novas oportunidades de emprego e formação para os jovens, ajudando a combater o êxodo rural e a construir um futuro melhor para as próximas gerações.
d) Quero Promover um Desenvolvimento Sustentável, numa lógica de desenvolvimento equilibrado, que respeite o meio ambiente e promova uma economia sustentável, seja no turismo, na agricultura ou na pesca.
“A união e a coesão social são fundamentais para enfrentar desafios e implementar ações concretas em diferentes áreas de desenvolvimento a curto, médio e longo prazo, priorizando 10 eixos de ação”, aponta em entrevista.
Pode precisar as principais apostas da sua candidatura para o concelho?
- Com o projeto "Por Ribeira Grande, Pelas Pessoas", queremos colocar toda a nossa experiência, dedicação e compromisso ao serviço do concelho da Ribeira Grande, visando a promoção de um crescimento sustentável. A união e a coesão social são fundamentais para enfrentar desafios e implementar ações concretas em diferentes áreas de desenvolvimento a curto, médio e longo prazos, priorizando 10 eixos de ação.
Eixo de Ação I: Implementação do Plano Estratégico de Cidades Saudáveis, com o foco nas cidades de Ribeira Grande e Ponta do Sol e nas vilas de Coculi e Chã de Igreja, com espaços verdes e parques de estacionamento, espaços de lazer e atividade desportiva, bem como campanhas de arborização em todo o Concelho de Ribeira Grande.
Eixo de Ação II: Desenvolvimento de um Programa de Habitação Social Inclusiva e Inclusão e Proteção Social, pois, é nosso propósito garantir que todos os agregados familiares tenham uma habitação condigna, especialmente para famílias vulneráveis, incluindo crianças, idosos, mulheres e famílias monoparentais e pessoas com deficiência. Propomos assegurar que todos os agregados familiares, especialmente compostas por crianças, idosos e pessoas com deficiência, para que tenham acesso a uma habitação de qualidade, mediante o envolvimento do governo, sociedade civil, empresas, emigrantes e parcerias internacionais na criação de políticas públicas integradas para a habitação social. Propomos ainda o fortalecimento da rede de cuidados e apoio social a crianças, idosos, pessoas com deficiência e com doenças crónicas, favorecendo o acesso aos serviços de saúde, educação e assistência social.
Eixo de Ação III: Desencravamento de localidades, requalificação urbana e ambiental, para impulsionar a competitividade económica e melhorar o bem-estar das populações. As localidades prioritárias incluem Caibros, Ribeirão, Pinhão, Monte Joana, Lombo Branco, Rabo Curto, Mocho da Garça, Chã de Pedras e Fajã de Barreira. A colaboração e parceria com o Governo de Cabo Verde é crucial na busca de soluções para reduzir o isolamento das localidades de Figueiras, Ribeira Alta, Agriões, Aguada, Fajã dos Bois e Fajã dos Cumes.
Eixo de Ação IV: Criação de um Gabinete de Apoio ao Empresário para fomentar a autossuficiência económica, apoiar investimentos e melhorar condições de vida no município, pela via do incentivo a iniciativas económicas individuais e familiares, proporcionar atendimento prioritário a emigrantes que desejam investir no município e oferecer suporte a empresários locais para a criação e ampliação de negócios, bem como atrair Investimento Direto Estrangeiro, para o desenvolvimento regional, explorando áreas como o Turismo Rural e de Natureza, Pesca e Transformação Agrícola.
Eixo de Ação V: Valorização do Desporto em Ribeira Grande, por meio da construção de um Centro de Alto Rendimento para formação de monitores e apoio a novos talentos, desenvolver Infraestruturas Desportivas tais como o Estádio do Tarrafal e substituição do relvado no Estádio João Serra - Ponta do Sol e investimentos desportivos nas freguesias de Santo Crucifixo e São Pedro Apóstolo. A construção de um Centro de Estágio é um imperativo, tal como a criação de programas para atrair a atenção de olheiros e desenvolver habilidades técnicas em jovens atletas.
Eixo de Ação VI: Agricultura, Pesca e Turismo, pois, queremos fortalecer a economia local e promover a valorização das tradições e recursos naturais do nosso concelho, em parceria com o Governo e outros parceiros, com a melhoria dos cais de desembarque de pescado, com foco na conservação e armazenamento, financiamento, capacitação e práticas sustentáveis na pesca e na agricultura, incentivo a formação de cooperativas entre estas classes, incentivo à agroindústria e agroturismo, construção de Trilhas Ecológicas, incentivar o Turismo de Experiência, Infraestruturas de Ecoturismo e práticas sustentáveis em áreas rurais, Turismo de Aventura e Bem-Estar e reabilitação de Espaços Balneares.
Eixo de Ação VII: Recolha, Tratamento de Resíduos Sólidos e Saneamento através da implementação de práticas sustentáveis para a gestão eficiente de resíduos sólidos, garantindo a adequada coleta, tratamento e disposição final, bem como a ampliação do acesso ao saneamento básico, visando a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população.
Eixo de Ação VIII Valorização da Cultura mediante a criação do Centro de Cultura e Tradição de Ribeira Grande para preservar e promover tradições culturais, com foco na formação de jovens artistas e artesãos; Realização do Festival Anual de Artes e Cultura de Santo Antão, promovendo a valorização dos artistas locais e enriquecendo a economia e a visibilidade cultural da região; Implementação do projeto "Arte nas Ruas" e Revitalização do Património Histórico e Cultural, investindo na preservação de locais emblemáticos e criando rotas turísticas culturais.
Eixo de Ação IX: Forte investimento na Juventude, com programas de capacitação no âmbito de parcerias com instituições de ensino técnico para cursos em áreas estratégicas como agropecuária, turismo, tecnologias de informação e pequenas indústrias; Estabelecimento de redes de Jovens Empreendedores para troca de experiências e estímulo mútuo; Programas de Acesso à Habitação para Jovens para facilitar o acesso a habitação, incluindo subsídios, orientação e apoio na busca de moradias acessíveis.
Eixo de Ação X: Dinâmica e Reestruturação Organizacional, atendendo as relações de cooperação e apoio nos diferentes quadrantes de desenvolvimento social, económico e cultural, nomeadamente o fortalecimento das relações com pescadores e agricultores para valorizar suas contribuições e produtos; Atualização do código de posturas municipais para refletir novas realidades e dinâmicas; Estabelecimento de parcerias com instituições de formação profissional e superior para diversificação e aprimoramento da oferta formativa, visando a transformação de setores como agricultura, energia, turismo e tecnologia.
“Nos próximos quatro anos, trabalharemos para transformar o concelho da Ribeira Grande num concelho-modelo de desenvolvimento em Cabo Verde, valorizando as nossas potencialidades naturais, culturais e humanas”, ambiciona.
A sua candidatura almeja uma nova visão para o concelho?
- Quero que em 2028, o nosso concelho da Ribeira Grande consolida a sua 3ª posição no Índice de Coesão Territorial (129,7 pontos), uma vez que será difícil ultrapassar os municípios da Praia e Mindelo, com 172,8 e 151,7 pontos, respetivamente.
Entretanto, queremos um município mais inclusivo, mais próspero e mais sustentável, gerador de emprego duradoiro e bem remunerado, sobretudo para os jovens, e onde também as pessoas são a prioridade de todas as nossas ações. Nos próximos quatro anos, trabalharemos para transformar o concelho da Ribeira Grande num concelho-modelo de desenvolvimento em Cabo Verde, valorizando as nossas potencialidades naturais, culturais e humanas.
Quero ver Ribeira Grande com melhores infraestruturas, tais como acessos mais eficientes entre as localidades e com mais desencravamento para libertar o potencial de desenvolvimento, estradas seguras e melhorias urbanísticas que deem mais dignidade às nossas comunidades.
Quero ver Ribeira Grande mais fortalecido ao nível da agricultura, da pesca e do turismo, mediante programas de apoio aos agricultores e pescadores, promovendo a transformação de produtos e atraindo turistas para apreciarem as nossas belezas naturais e culturais que temos para oferecer.
Quero ver Ribeira Grande com mais oportunidades para os jovens, pois, vamos priorizar a criação de emprego, formação profissional e atividades culturais e desportivas, para que os nossos jovens tenham a oportunidade de construírem o seu futuro aqui no nosso concelho.
Mas acima de tudo, quero uma Ribeira Grande que cuida das pessoas. Queremos assegurar acesso a serviços básicos de qualidade, como saúde, educação e saneamento, para que todas as famílias tenham uma vida digna.
A minha prioridade é unir esforços e trabalhar com determinação para que Ribeira Grande seja um exemplo de desenvolvimento humano e económico, onde todos sintam orgulho de viver e contribuir para o nosso concelho.
“Caso seja eleito, e que a grande maioria dos eleitores acredita, liderarei com diálogo, responsabilidade e transparência, criando pontes e trabalhando com todas as forças vivas do município para garantir uma governação eficaz, focada no desenvolvimento e no atendimento das necessidades das pessoas”, promete.
A sua candidatura vai viabilizar a governação do concelho caso ganhe ou perca as eleições de 1 de dezembro?
- A minha prioridade é Ribeira Grande e o bem-estar da nossa população. Como candidato e como cidadão, acredito que a política deve servir as pessoas, e isso significa colocar os interesses do concelho acima de quaisquer divisões partidárias ou eleitorais.
Caso seja eleito, e que a grande maioria dos eleitores acredita, liderarei com diálogo, responsabilidade e transparência, criando pontes e trabalhando com todas as forças vivas do município para garantir uma governação eficaz, focada no desenvolvimento e no atendimento das necessidades das pessoas.
Caso não seja eleito, estarei igualmente disponível para colaborar e contribuir para o progresso de Ribeira Grande. A oposição responsável e construtiva é parte essencial da democracia, e o meu firme compromisso com o concelho não depende de resultados eleitorais.
Estou aqui para servir Ribeira Grande, com ou sem mandato, porque acredito no potencial do nosso município e na força da nossa gente.
“Peço o vosso voto de confiança, não apenas em mim, mas na visão de um futuro onde Ribeira Grande seja motivo de orgulho para todos nós. Este é um projeto coletivo, e só será possível com a vossa participação e apoio”, insta aos eleitores.
Que mensagem dirige aos eleitores do seu município?
- Caros munícipes da Ribeira Grande, amigas e amigos, estamos a poucos dias de uma decisão importante para o futuro do nosso concelho. Esta é uma oportunidade de reafirmar o nosso compromisso com um município mais forte, mais inclusivo e mais promissor.
A minha candidatura é construída sobre uma visão clara: 'Pela Ribeira Grande, Pelas Pessoas'. Essa visão reflete o meu compromisso em colocar as necessidades e aspirações das nossas comunidades no centro de todas as decisões, num concelho com um potencial imenso, e juntos podemos avançar em áreas fundamentais como a agricultura, pesca, turismo, educação, saúde e infraestrutura.
Quero trabalhar para criar mais oportunidades para os jovens, dar mais condições aos agricultores e pescadores, e promover um desenvolvimento que respeite as nossas tradições e valorize a nossa cultura.
Peço o vosso voto de confiança, não apenas em mim, mas na visão de um futuro onde Ribeira Grande seja motivo de orgulho para todos nós. Este é um projeto coletivo, e só será possível com a vossa participação e apoio.
Vamos construir juntos um concelho onde todos têm voz, onde as pessoas se sentem respeitadas e onde o progresso é uma realidade para todos.
No dia 1 de dezembro, contamos convosco para um voto de confiança, um voto por Ribeira Grande e pelas pessoas. Unidos, somos mais fortes e podemos ir mais longe!
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments