domingo, 22 dezembro 2024

Tribunal Constitucional de São Tomé e Príncipe procura experiência de Cabo Verde

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 Uma delegação do Tribunal Constitucional de São Tomé e Príncipe iniciou esta terça-feira uma visita de dois dias a Cabo Verde para estudar a implementação do recurso de amparo constitucional, com o objetivo de implementá-lo no seu país.

"A jurisprudência de Cabo Verde será muito importante para nós", afirmou o presidente do Tribunal Constitucional são-tomense, Roberto Pedro Raposo, que lidera a delegação.

O presidente do Tribunal Constitucional de Cabo Verde, José Pina Delgado, destacou que os dois países discutiram a criação de uma rede de pequenas jurisdições constitucionais insulares de África.

Essa rede, referiu, visa abordar desafios comuns enfrentados por países insulares de pequena dimensão, como a composição dos tribunais e os recursos disponíveis, questões que diferem das realidades de países de médio e grande dimensão.

A delegação santomense, que termina a visita a Cabo Verde na quarta-feira, tem o objetivo de conhecer a experiência do país na implementação do recurso de amparo constitucional, num contexto em que se considera a possibilidade de introduzir o mesmo mecanismo no sistema jurídico de São Tomé e Príncipe.

Nesta terça-feira, a delegação foi recebida no Tribunal Constitucional, Procuradoria-Geral da República e o pelo bastonário da Ordem dos Advogados.

Ainda durante a estadia no país, vão participar numa reunião de trabalho no Tribunal Constitucional, focada na discussão da revisão dos estatutos da conferência de jurisdições constitucionais dos países de língua portuguesa.

A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Xalala
17 days 8 hours

Vai investigar nada Bundão!

Valdo de Pina
19 days 6 hours

O UCS só ouve a própria voz, numa sinfonia desafinada que ecoa a era de Carlos Veiga no poder. Duas relíquias teimosas,

Teste
28 days 20 hours

Isto é somente um teste. Porque não vejo os comentários das pessoas debaixo da notícia como antes?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos