domingo, 22 dezembro 2024

EUA/Eleições: Autoridades eleitorais americanas apelam a que as pessoas não se deixem enganar por teorias da conspiração

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Urnas já abriram. Mais de 78 milhões de americanos votaram antecipadamente.

 

Os eleitores americanos vão às urnas esta terça-feira para escolher os próximos líderes do país, numa experiência democrática de massas em que dezenas de milhões de votos serão expressos sem incidentes.

Mas as falsas alegações de fraude eleitoral em 2020 e as repetidas acusações de batota do ex-presidente Donald Trump significam que tudo, desde a elegibilidade dos eleitores até problemas logísticos como longas filas, funcionalidade das urnas e contagem de votos, será examinado de perto, especialmente nos estados decisivos.

Os responsáveis eleitorais de todos os Estados Unidos - em especial nos estados decisivos - comprometeram-se a defender a integridade do voto e exortaram os eleitores a não se deixarem enganar por teorias da conspiração.

“Aqui na Geórgia, é fácil votar e difícil fazer batota”, disse o Secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensperger, na segunda-feira. “Nossos sistemas são seguros e nosso pessoal está pronto.”

A eleição de 2024 já trouxe alegações de Trump e de outros republicanos de que a votação é “fraudulenta”. Trump fez repetidas alegações falsas de que os democratas estão a trapacear a eleição e distorceu problemas isolados com a votação, num esforço para preparar seus apoiantes para acreditar que, se ele perder, a eleição não é legítima.

De um modo geral, as eleições nos EUA são uma tarefa extraordinária: em 2020, mais de 161 milhões de eleitores votaram e foram contados em 50 estados, no Distrito de Columbia e em cinco territórios dos EUA, num total de 132.556 locais de votação e com a ajuda de 775.101 trabalhadores eleitorais, de acordo com a Comissão de Assistência Eleitoral dos EUA.

As eleições federais são também largamente descentralizadas, uma vez que as jurisdições locais são as principais responsáveis pelo apuramento, comunicação e certificação dos resultados.

Em geral, a grande maioria dos eleitores tem uma opinião positiva sobre a experiência de votar. A maioria dos eleitores está pelo menos um pouco confiante de que esta eleição será bem conduzida, independentemente do candidato que apoiem, de acordo com um inquérito recente do Centro de Investigação Pew.

No entanto, os apoiantes de Kamala Harris estão muito mais confiantes, com 90% a dizer que as eleições vão decorrer sem problemas, em comparação com 57% dos apoiantes de Trump. Estes últimos têm dúvidas quanto à correta contagem dos votos dos eleitores ausentes e dos votos por correspondência.

Os apoiantes de Harris também estão mais confiantes do que os apoiantes de Trump de que será claro quem ganhou as eleições depois de todos os votos serem contados, com uma divisão de 85% para 58%.

A Semana com CNN

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Xalala
17 days 13 hours

Vai investigar nada Bundão!

Valdo de Pina
19 days 10 hours

O UCS só ouve a própria voz, numa sinfonia desafinada que ecoa a era de Carlos Veiga no poder. Duas relíquias teimosas,

Teste
29 days 1 hour

Isto é somente um teste. Porque não vejo os comentários das pessoas debaixo da notícia como antes?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos