O Presidente cabo-verdiano felicitou esta terça-feira o recém-empossado Presidente da Etiópia, Taye Atskeselassie, numa carta em que se disponibiliza para o reforço de relações entre os dois países.
“Desejando-lhe os maiores sucessos no desempenho das suas altas funções e na realização das aspirações do seu povo, aproveito esta oportunidade para reiterar a minha constante disponibilidade de trabalhar para o reforço das relações de amizade, solidariedade e cooperação entre os nossos países e povos,” referiu José Maria Neves.
O parlamento etíope elegeu Taye Atskeselassie, no dia 07 de outubro, como Presidente do país, substituindo Sahle-Work Zewde, que em 2018 se tinha tornado na primeira mulher a ocupar um cargo de chefe de Estado em África.
Taye foi eleito com apenas cinco abstenções, depois de ter desempenhado, até agora, o cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros da Etiópia.
A capital etíope faz parte do mapa diplomático cabo-verdiano, desde que foram estabelecidas relações, em 1983
Há um ano, o Governo decidiu reabrir a missão diplomática em Adis Abeba, que havia sido desativada em 2009, ficando, desde então, sem representante residente.
Em fevereiro deste ano, Domingos Mascarenhas foi empossado como embaixador no país e primeiro representante permanente junto da União Africana (UA), em resposta a “uma necessidade da agenda da política externa de Cabo Verde para o continente africano”, referiu o então ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Figueiredo Soares.
A Semana com Lusa
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments