quarta-feira, 10 setembro 2025

A ATUALIDADE

Maio: Presidente da câmara pede mais atenção e “recursos adequados” do Governo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O presidente da Câmara Municipal do Maio pediu hoje, durante a sessão solene do Dia do Município, mais atenção e “recursos adequados” por parte do Governo, considerando que os apoios actuais estão “muito aquém” das necessidades da ilha.

 

Para Rely Brito, é necessário “repensar da discriminação positiva” para corrigir assimetrias no desenvolvimento.O edil defendeu ainda a criação de um plano de desenvolvimento regional para a ilha, que valorize as potencialidades nos sectores do turismo, agricultura e pesca. Esse plano, sustentou, deve servir como um guia para políticas públicas e investimentos privados, visando um crescimento económico sustentável.

 

 

“Os recursos actualmente alocados aos munícipes, a partir da arrecadação das receitas directas fiscais, continuam muito aquém das responsabilidades que decorrem das atribuições e competências municipais”, sublinhou Valdino Rely Brito.

Segundo o autarca, enquanto o poder local tem registado “progressos sem precedentes”, a disponibilização de recursos em proporções equivalentes “continua a ser adiada”.

Para Rely Brito, é necessário “repensar da discriminação positiva” para corrigir assimetrias no desenvolvimento.

O edil defendeu ainda a criação de um plano de desenvolvimento regional para a ilha, que valorize as potencialidades nos sectores do turismo, agricultura e pesca. Esse plano, sustentou, deve servir como um guia para políticas públicas e investimentos privados, visando um crescimento económico sustentável.

“Temos oportunidades de investimento muito importantes na ilha, capazes de atrair capital privado e impulsionar o desenvolvimento almejado. Mas para isso é fundamental uma maior integração do Maio nas estratégias nacionais de infraestrutura”, acrescentou.

O presidente da câmara, que assumiu funções há oito meses, lembrou que a sua equipa já aprovou o Orçamento Municipal e o Plano de Actividades para dar início ao Programa de Desenvolvimento da Ilha, tendo retomado negociações com parceiros e promovido o diálogo com o sector privado e a sociedade civil.

Rely Brito lamentou ainda a ausência do Governo, tanto na sessão solene como na sua tomada de posse, considerando a postura “preocupante” e sublinhando que “Maio também é Cabo Verde”.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
1 day

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
3 days 6 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
3 days 10 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos