quarta-feira, 10 setembro 2025

A ATUALIDADE

Chanceler alemão apoia reunião a três pela paz na Ucrânia

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
há 4 horas

O chanceler alemão, Friedrich Merz, juntou-se a Macron, Starmer e Von der Leyen no apoio a uma reunião entre Zelensky, Putin e Trump, defendendo a presença da Ucrânia em futuros encontros EUA-Rússia.

O chanceler alemão, Friedrich Merz, juntou-se este sábado (16.08) ao Presidente francês, Emmanuel Macron, ao primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no apoio a uma reunião tripartida entre o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, o Presidente russo, Vladimir Putin, e o Presidente norte-americano, Donald Trump.

O apoio a este encontro surge após uma cimeira entre os Estados Unidos e a Rússia não ter produzido resultados, na sequência da reunião entre Trump e Putin, no Alasca.

Merz, Macron, Starmer e Von der Leyen assinaram uma declaração a apoiar a presença da Ucrânia em quaisquer futuras cimeiras EUA-Rússia e insistiram na necessidade de manter a pressão sobre Moscovo, incluindo através de sanções.

 

A declaração foi igualmente subscrita pela primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, pelo Presidente finlandês, Alexander Stubb, e pelo primeiro-ministro polaco, Donald Tusk.

 

Os líderes europeus reiteraram ainda que a Rússia "não pode ter poder de veto sobre o caminho da Ucrânia para a União Europeia e a NATO”.

"Será à Ucrânia que caberá tomar decisões sobre o seu território. As fronteiras internacionais não podem ser alteradas pela força.”

Numa publicação na rede X, Merz escreveu: "Acolhemos os esforços do Presidente Trump para pôr fim às mortes na Ucrânia, terminar a guerra de agressão da Rússia e alcançar uma paz justa e duradoura. A Ucrânia pode contar com a nossa solidariedade inabalável, enquanto trabalhamos por uma paz que salvaguarde os interesses vitais de segurança da Ucrânia e da Europa.”

O presidente da Ucrânia mencionou este sábado um cessar-fogo em todas as frentes e a libertação de prisioneiros de guerra, presos civis e crianças ucranianas deportadas como as exigências prioritárias à Rússia diante da possibilidade de um encontro trilateral com o presidente americano, Donald Trump, e o líder russo, Vladimir Putin.

Donald Trump e Vladimir Putin reuniram-se no Alasca, mas o encontro terminou sem resultados concretos. O Presidente dos EUA falou em “reunião produtiva”, evitou criticar Moscovo e deixou em aberto novas negociações.. 

A Semana com DW/Agências 

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
1 day 7 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
3 days 12 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
3 days 17 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos