A emblemática Ponte Canal, situada em Boca de Ambas Ribeiras, interior do concelho da Ribeira Grande, Santo Antão, será entregue aos ribeira-grandenses na sexta-feira, 26, após passar por um processo de reabilitação conduzido pela empresa SGL.
À Inforpress, o presidente do conselho da administração da SGL, José da Luz Gomes, afirmou que a reabilitação da estrutura histórica não foi isenta de desafios.
O engenheiro destacou que, desde o início, a preocupação com a segurança dos trabalhadores e a preservação da estrutura original foram prioridades.
A intervenção envolveu a criação de plataformas de trabalho e a implementação de “medidas rigorosas” para assegurar a estabilidade da estrutura durante o processo de reabilitação.
José da Luz Gomes disse que a reabilitação da Ponte Canal focou-se principalmente nos pilares de betão, que ao longo dos anos haviam mostrado sinais de degradação.
O presidente do conselho da administração da SGL explicou ainda que a intervenção não modificou a arquitetura original da ponte, e limitaram apenas aos elementos estruturais necessários para garantir a estabilidade e longevidade futura.
"Acredito que a nossa intervenção permitirá que esta ponte sirva a ilha por muitos anos”, garantiu.
As obras de conservação e reabilitação da Ponte Canal arrancaram em meados de Outubro de 2023 com a montagem do estaleiro e, posteriormente, foram feitas as sapatas de fundação para receber a estrutura metálica que começou a ser montada no final do mês de Fevereiro.
A reabilitação da Ponte Canal era uma antiga reivindicação das autoridades e da população santantonenses que temiam a derrocada desse “ex libris” da ilha de Santo Antão.
A Ponte Canal é uma infra-estrutura hidráulica constituída, na parte superior, por uma levada que leva a água de uma margem para a outra dessa ribeira, para a irrigação das explorações agrícolas nas imediações das localidades de Boca de Ambas-as-Ribeiras e de Boca de Coruja.
Foi edificada no ano de 1956 sob a direcção do engenheiro indiano Kenkró em alvenaria de pedra e argamassa erguendo-se num arco abatido de volta perfeita, que, por sua vez, é encimado com molduras também em formato de arco romano, conforme descrição feita pelos técnicos envolvidos no projecto de recuperação dessa infra-estrutura.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments