sábado, 13 setembro 2025

A ATUALIDADE

Fogo: Rota do Queijo socializa influência das plantas endémicas na qualidade do leite e do queijo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Rota do Queijo vai socializar a influência e a relação das plantas endémicas na qualidade do leite e do queijo de cabra e a necessidade de preservação ambiental.

A edição deste ano da “Rota do Queijo” vai decorrer na localidade de Cabeça Fundão, município de Santa Catarina do Fogo e constitui momento para também conhecer o processo de fabrico do queijo artesanal, estimular o turismo rural e gastronómico e conhecer as tradições em torno da vida do campo.

O presidente da Associação “Ka Djidja” (Casa Djidja, em português), Pedro Matos, disse que a região Serrana que mais qualifica o queijo está a ser abandonada, sobretudo pelos jovens.

“Existe uma ideia errada de que essas pessoas precisam sair dessa região que tem áreas verdes e plantas endémicas, quando é o pequeno agricultor que de forma consciente é o guardião deste espaço”, afirmou Pedro Matos que explicou que é o próprio animal que produz o adubo natural para essas plantas fortalecerem.

Segundo o mesmo, não se pode descartar os criadores que são agentes de transformação local porque têm de obedecer a uma regra ou um programa internacional para preservar tudo, mas desconsiderando o papel da comunidade local que precisa ser ouvida.

Para Pedro Matos o sector agro-pecuário é estratégico para a ilha do Fogo e não se pode “brincar” com a saúde das pessoas porque, explicou, os criadores continuam a fazer as coisas como aprenderam, mas o mercado e as instituições reguladoras estão cada vez mais exigentes e a ilha precisa de recursos humanos neste sector.

“Há uma necessidade de articulação, a nível local e nacional, para a definição de uma política pública sectorial” referiu o presidente da associação para quem se Monte Grande for pensada como uma região dedicada à agro-pecuária deve-se alocar os recursos para todo o sector da pecuária.

A terceira edição da Festa do Queijo de Monte Grande, recorda-se, teve o seu início na passada segunda-feira 15 de Julho com duas formações e termina no dia 20 com feira de produtos e concurso do melhor queijo de 2024.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
3 days 16 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
5 days 21 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
6 days 2 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos