sábado, 13 setembro 2025

A ATUALIDADE

Feijão pedra, arroz 2ª e milho local registam aumento no primeiro trimestre de 2024

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Feijão pedra (24,8%), arroz 2ª (16,9%) e milho local (11,8%) são os produtos nacionais alimentares de primeira necessidade que maiores subidas de preços registaram no primeiro trimestre de 2024, divulgou hoje uma fonte governamental.

Conforme a publicação do Observatório do Mercado do Secretariado Nacional para Segurança Alimentar e Nutricional (SNSAN) do Ministério da Agricultura e Ambiente, no 1º trimestre de 2024, os preços médios dos Produtos Alimentares de Primeira Necessidade (PAPN), entre os meses de Janeiro e Março, registaram crescimento médio mensal misto, com variações sem muita expressividade, ou seja, abaixo dos 5%.

As médias dos cereais e feijões, refere a mesma fonte, assinalaram um crescimento médio negativo no trimestre, cerca de 0,4% e 1,1%, respectivamente.

“Comparativamente ao trimestre anterior, constatou-se que a maior parte dos preços médios dos produtos mantiveram a tendência de baixa do trimestre anterior, destacando-se as quedas nos preços médios de feijão bongolon (9,0%) e milho cochido (6,2%)”, lê-se no documento divulgado.

Os aumentos, segundo o SNSAN, foram registados nos preços de arroz 2ª (6,9%), açúcar (6,0%), feijão congo (2,2%) e feijão sapatinha (0,6%).

O SNSAN sublinha ainda que, face ao período homólogo do ano 2023, os preços médios de feijão pedra (24,8%), arroz 2ª (16,9%) e milho local (11,8%) apresentaram as maiores subidas.

Ainda no observatório do SNSAN, as quedas mais relevantes foram verificadas nos preços médios de óleo alimentar (25,4%), leite em pó (13,5%) e farinha de trigo (10,0%).

A Análise Trimestral dos Preços Nacionais é uma publicação que fornece informações sucintas sobre o comportamento dos preços nacionais de Produtos Alimentares de Primeira Necessidade (PAPN), com base no Observatório do Mercado do Secretariado Nacional para Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério da Agricultura e Ambiente.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
3 days 16 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
5 days 21 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
6 days 2 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos