sexta-feira, 09 maio 2025

A ATUALIDADE

Arquivo Histórico pretende replicar formação em conservação, restauro e encadernação de documentos em outras regiões do arquipélago

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O presidente do Arquivo Histórico (IANCV), José Borges, anunciou esta quinta-feira que a instituição pretende replicar a formação     em conservação, restauro e encadernação de documentos, dada a necessidade de arquivistas na região norte de Santiago e nas ilhas do Barlavento.

Este responsável falava à imprensa, à margem do encerramento da formação sobre “Conservação, Restauro e Encadernação de Documentos em Suporte Papel”, um projecto financiado pelo Instituto Camões, que contou com a participação de 11 instituições, entre escolas secundárias e entidades governamentais.

Esta iniciativa surgiu, explicou, na sequência de um workshop na Escola Técnica Cesaltina Ramos com os estudantes do curso Artes Gráficas, asseverando que o intuito inicial era realizar a formação nos primeiros três meses de 2024.

“Então, portanto, empurramos a formação agora para junho, para enquadrar com a Semana Nacional dos Arquivos. E o que pudemos constatar é que foi muito bem acolhida pelas instituições que convidamos, foram 11 instituições da República, e três escolas técnicas” disse, reiterando que a formação foi ministrada por técnicos portugueses e técnicos do Arquivo Nacional.

A ideia, explicou, é possibilitar às instituições e aos alunos absorverem os conhecimentos na matéria e replicar na própria instituição, sublinhando que o feedback foi muito positivo e que esta semana se encerra a segunda parte da formação ligada à encadernação de documentos.

“Portanto, temos aqui excelentes amostras do trabalho que foram feitos pelos formandos e eu estou surpreso, como vocês podem constatar com imagens, foi um trabalho fantástico que foi desenvolvido em uma semana de formação e encadernação, já temos isto aqui como resultado”, realçou.

“Estamos a trabalhar em parceria com o Instituto Camões para ver se temos condições de, entre Setembro e Outubro, levar essa formação para Barlavento, para apanhar as duas escolas técnicas de São Vicente e Santo Antão, também outras instituições de ensino e que possa também abranger a região norte do país com essa formação”, adiantou, ressaltando que o arquivo dispõe de uma técnica formada na matéria.

Jorge Borges destacou os desafios constantes a nível da qualificação do quadro técnico do IANCV, recordando o número reduzido de arquivistas formados nas décadas de 80 e 90, sendo que o País tem a necessidade de acompanhar a demanda da preservação documental.

“Portanto, é uma carência que nós temos de ter arquivistas, mas não só.  Nós temos aqui perante vocês a parte audiovisual, a parte de fotografia, temos também de ciência, é um trabalho que nós estamos a fazer em parceria para responder às necessidades, mas também o desafio da transição para o digital”, acentuou.

A Semana com Inforpress

 

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
5 days 17 hours

Engana que eu quero o sr presidente nao sabe nada disso, mama ha de acabar?

Adalgisa Friend
6 days 16 hours

Repudia-se o quê? As palavras da de******da Gisela Lopes ou a realidade escancarada que ela teve coragem de pôr em cima da ...

Jorge Padre
6 days 16 hours

O que se passa em Cabo Verde com os abusos sexuais de menores não é novidade nenhuma — é uma podridão antiga, enraizada ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos