sábado, 22 março 2025

A ATUALIDADE

São Miguel de Santiago: Serviço de Proteção Civil Municipal defende criação de programas de sensibilização sobre incêndios domiciliares

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Serviço de Proteção Civil e dos Bombeiros Municipais de São Miguel defendeu esta quinta-feira, 13, a necessidade de se ter um programa de sensibilização junto das escolas, famílias, envolvendo todas as comunidades em matéria de incêndios domiciliares.

Essa posição foi defendida pelo membro da Proteção Civil de São Miguel, José Furtado, a ser abordado sobre o incêndio que ocorreu no final do dia de quarta-feira, 12, na localidade de Ponta Belém e morreram duas crianças carbonizadas.

Segundo a mesma fonte, essa necessidade se faz sentir, sobretudo nessas zonas de difícil acesso, é preciso que as pessoas estejam informadas e treinadas de como agir nesses momentos, evitando assim casos drásticos.

Quanto ao incêndio que ceifou a vida de Mateus Martins, que completou dois anos no mesmo dia do trágico acidente e de Rafael Martins, que completava sete anos no dia 20 de Junho, José Furtado avançou que ainda não se sabe a real causa do incidente, pois no local somente encontravam quatro crianças, sendo que duas conseguiram correr e as outras ficaram dentro do quarto.

Igualmente, avançou à imprensa que juntamente dos familiares, a informação que recolheram é que no local se encontrava combustíveis fósseis, nomeadamente gasolina e além disso havia outros equipamentos eléctricos dentro do quarto, mas que no momento não se encontrava nenhum adulto nas imediações da casa.

De ressaltar que essas duas crianças são primos e residiam com os avós, pois as mães se encontram em Portugal, mas o caso ocorreu na residência de uma vizinha.

A Inforpress esteve no local, mas conforme informações dos familiares quem poderia avançar mais detalhes seriam as duas crianças que presenciaram o acto, mas estas se encontravam com as autoridades a prestar declarações sobre o ocorrido.

O Serviço de Proteção Civil não avançou as possíveis causas do incidente, realçando que os corpos foram levados para o Hospital Universitário Agostinho Neto, na cidade da Praia, para a realização da autópsia.

A Semana com Inforpress

 

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Comandante JMN
2 days 15 hours

Ah, pois claro, porque nada grita diplomacia de alto nível como um telefonema entre Zelensky e Trump, onde um pede para sabe ...

JMN
3 days 12 hours

O que acontece hoje na Faixa de Gaza é o resultado de décadas de decisões políticas desastrosas e manipulações de potê ...

janira caipira
4 days 11 hours

Meu caro, essa ideia de que as mulheres governam melhor porque têm "sensibilidade" e "não matam os filhos dos outros" é um ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos