segunda-feira, 07 julho 2025

A ATUALIDADE

Praia: Presidente da câmara recebe “As Marias” e realça importância da diáspora para a autarquia

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, recebeu  esta sexta-feira uma delegação do município de Oeiras, Portugal, composta por mulheres, na maioria cabo-verdianas reformadas e que participam no projecto “As Marias”.

“As Marias” é um projecto de intervenção comunitária que reúne cerca de 50 senhoras seniores de seis naturalidades (portuguesa, são-tomense, guineense, cabo-verdiana, angolana e moçambicana), e visa promover o envelhecimento activo e saudável e combater o isolamento social.

Em declarações à imprensa, após encontra-se com “As Marias”, Francisco Carvalho afirmou que este tinha como propósito mostrar a importância que a autarquia da Praia atribui à diáspora cabo-verdiana.

Sabemos o valor que este tipo de contacto tem para gerações que partiram e nunca tiveram a oportunidade de voltarem ao país de origem”, disse, ressaltando que algumas das pessoas que integram o projecto saíram de Cabo Verde há mais de 50 anos.

Por este motivo classificou a ideia como “feliz” considerando ser oportunidades “únicas” para que emigrantes visitem as suas raízes.

A diáspora tem de fazer parte do desenvolvimento de Cabo Verde, (…) e na câmara criamos o gabinete de atendimento ao emigrante, para podermos dar mais atenção a estes quando venha ao país tratar dos seus assuntos”, explicou.

Ainda segundo Francisco Carvalho, com base neste propósito, a autarquia da Praia iniciou a abertura de delegações junto da diáspora, tendo aberto a sua primeira delegação em Lisboa (Portugal).

Promete continuar este processo com abertura de delegações em países onde Cabo Verde tenha uma comunidade bastante expressiva.

Para a vereadora de Acção Social e Chefe de Divisão de Coesão da Câmara Municipal de Oeiras, Teresa Bacelar, que chefia a delegação “As Marias”, o projecto enquadra-se no âmbito da interculturalidade de um bairro do município de Oeiras.

“Com ‘As Marias’ pretendemos dar combate ao isolamento e a exclusão social de um grupo de idosos que viviam sozinhas e que passaram a conviver após integrar-se ao grupo”, disse, sublinhando tratar-se de uma iniciativa de voltar-se às raízes, uma vez que havia várias pessoas que não voltam há 50 e 70 anos ao seu país de origem.

O projecto, segundo explicou, abrange 50 idosas, mas na viagem a Cabo Verde só 20 tiveram oportunidade de participar numa visita de seis dias às suas raízes.

As Marias”, é destinado, única e exclusivamente, às senhoras em idade de reforma e habitantes na União de Freguesias de Carnaxide e Queijas. Este grupo de “jovens seniores” é constituído por 50 mulheres, a maioria de origem cabo-verdiana, que se dedicam a várias actividades que mostram a diversidade e a multiculturalidade do bairro da Outurela.

A Semana com Inforpress 

 

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
2 days 14 hours

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
4 days 7 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days 13 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos