A Associação Crianças Desfavorecidas (Acrides) associa-se ao “Abril, mês da prevenção dos maus-tratos na infância” com a colocação, na quinta-feira, de um laço azul na fachada da Escola de Achada Mato, na cidade da Praia.
A iniciativa, segundo a presidente da Acrides, Lourença Tavares, visa lembrar a história de Bonnie Finney, uma avó norte-americana que amarrou uma fita azul na antena do seu carro em homenagem ao neto vítima mortal de maus-tratos.
A associação pretende com este acto simbólico e em memória de todos os que morreram e outros que ainda passam por esta situação, sensibilizar e alertar as pessoas para a importância de que todos devem contribuir para a prevenção erguendo o laço azul contra maus-tratosa infância.
“A Acrides se predispõe também a apoiar esta causa, uma vez que em Cabo Verde temos muitas crianças que sofrem de maus tratos, e enquanto ONG na promoção e defesa dos direitos da criança, fazermos chegar esta mensagem a todas as escolas e comunidades, numa perspectiva de estarmos também a fazer cumprir o artigo 19º da Convenção dos Direitos da Criança”, ressaltou.
O artigo 19º, estipula que os Estados Partes devem tomar todas as medidas legislativas, administrativas, sociais e educativas adequadas à protecção da criança contra todas as formas de violência física ou mental, dano ou sevícia, abandono ou tratamento negligente, maus tratos ou exploração, incluindo a violência sexual, enquanto se encontrar sob a guarda de seus pais ou de um deles, dos representantes legais ou de qualquer outra pessoa cuja guarda haja sido confiada.Determina ainda que o Estado deve proteger a criança contra todas as formas de maus-tratos por parte dos pais ou de outros responsáveis pelas crianças e estabelecer programas sociais para a prevenção dos abusos e para tratar as vítimas.
A Acrides, que pretende levar a comemoração a várias escolas do país, convida a todas as instituições a associarem-se a esta causa representada pelo laço azul, que este ano se assinala sob o lema “Serei o que me deres…que seja amor. O amor que não fere e não maltrata”.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments