A Câmara Municipal da Praia suspendeu esa quarta-feira, de forma imediata, o serviço de transporte escolar prestado pela empresa “Transescolar”, na sequência do acidente de viação ocorrido na segunda-feira, 08, na localidade de São Tomé e deixou duas alunas feridas.
A decisão surge na sequência de denúncias de falta de segurança e de manutenção das viaturas que prestam o serviço.
Em declarações à Rádio de Cabo Verde (RCV), o presidente da Associação Comunitária para o Desenvolvimento de São Francisco, João Ferreira, adiantou que os pais e encarregados de educação dos alunos que fazem esse percurso diariamente estão “preocupados” com a segurança e a vida dos seus filhos e manifestaram-se indignados com a situação.
“Alegam que o autocarro está velho e não oferece segurança, e apelam para a aquisição de um novo autocarro que lhes dê mais segurança e tranquilidade, e que alguns alunos manifestaram que esta é a segunda vez, sendo que na primeira vez não houve danos, mas desta foi o pior e podia ser pior ainda”, explicou.
No comunicado publicado na sua página oficial na rede social ‘facebook’, a autarquia praiense explica que desde 2018 a empresa tem vindo a prestar serviço de transporte escolar à câmara municipal, com duas linhas de autocarro, uma que inclui as zonas de São Francisco, Agostinho Alves e São Tomé e outra que contempla os bairros de Matão, São Martinho e São Pedro e Trindade levando os alunos para os liceus na Praia.
“Nessa altura, as famílias pagavam uma quantia de 500 escudos mensais para o transporte dos seus filhos, mas ao assumir o mandato, a actual gestão camarária, não só renovou o contrato com a referida empresa como também aliviou as famílias que deixaram de pagar a supracitada quantia”, esclarece a nota.
A mesma fonte adianta que o acidente de viação ocorreu na descida da zona de São Tomé, sem quaisquer danos materiais, mas duas alunas ficaram feridas, sendo que uma delas já teve alta hospitalar, enquanto a outra permanece internada sob cuidados médicos no Hospital Agostinho Neto.
A autarquia assegurou que neste momento presta a sua total solidariedade às alunas sinistradas, desejando-lhes rápidas melhoras e informou as respectivas famílias que já abriu um processo de averiguação do ocorrido no sentido de apurar as devidas responsabilidades, a par das investigações que estão a ser levadas a cabo pela Polícia Nacional.
Após o incidente, a autarquia determinou a suspensão imediata do serviço de transporte escolar, em todas as zonas contempladas, e aguarda com serenidade que a empresa lhe dê total garantia de que o serviço será prestado em boas condições e não ponha mais em risco a vida dos estudantes.
O documento informa ainda que está a efectuar todas as diligências necessárias, junto da empresa, no sentido de encontrar uma solução, o mais rapidamente possível, para garantir a continuidade do serviço nessas localidades, e reitera o firme compromisso de prestar todo o apoio às famílias afectadas, apelando à total compreensão das mesmas, bem como da população em geral.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments