A ilha de São Vicente é palco, na segunda-feira, 08, da actividade central que marca o Dia Mundial da Saúde que, interligada com a declaração do Ano da Saúde Mental, vem sedimentar a visão do Governo na matéria.
A ideia foi defendida pela ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, que vem a São Vicente presidir ao acto central, prevista para a manhã de segunda-feira, 08, no Mindelo.
É que, para a titular da pasta da Saúde, a saúde mental tem que ser encarada como uma especialização integrada e tem que ser ocupada pelos cuidados de saúde primários.
Isso pressupõe, continuou, não só ou além do cuidado de quem precisa de assistência em termos de cuidados de saúde mental, mas de “prevenir, de viver com qualidade, de trabalhar na educação, na promoção das boas práticas, da humanização, da boa convivência, do respeito, de saber enfrentar os desafios diários, de poder superá-los e de estar preparados para continuar a vida e enfrentar os desafios subsequentes”.
Para além do acto central, a ministra deve ainda em São Vicente desencadear um conjunto de encontros, no quadro da saúde mental, com os promotores da iniciativa privada, colaboradores e vários actores da área económica da sociedade, para fazer a apresentação do programa Ano da Saúde Mental.
A ideia é, igualmente, segundo a mesma fonte, conscientizar, no sentido de todos abraçarem este ano, de todos promoverem actividades que tragam mais e melhor qualidade de vida, principalmente no ambiente de trabalho.
O programa contempla ainda, na segunda-feira, 08, às 16:00, uma mega-aula de ginástica, em prol da saúde mental, evento que celebra igualmente o Dia Mundial da Saúde.
“Queremos uma forte mobilização da população, também para a promoção de boas práticas, ao nível dos cuidados de saúde, do exercício físico, e de outras boas práticas que também devemos ter, tudo na promoção da saúde mental”, sintetizou a ministra Filomena Gonçalves.
A Semana com Inforpress
05 de abril 2024
Terms & Conditions
Report
My comments