O director-geral do Atlantic Music Expo (AME), Gugas Veiga, manifestou, na cidade da Praia, o seu “orgulho pelo sucesso” do AME 2024, tendo reiterado que garantir a sustentabilidade do evento é o maior desafio, neste momento.
“Uma data redonda, 10 anos, é um grande orgulho fazer parte dessa história”, disse Gugas Veiga, para quem esta foi a edição mais difícil de realizar, mas a satisfação é ainda maior.
“Muitos obstáculos pelo caminho, muitas dificuldades, mas conseguimos ultrapassar tudo e realizar este evento com muita qualidade e profissionalismo”, apontou, reiterando que a sustentabilidade financeira do evento continua sendo o maior desafio.
No entanto, disse que há uma promessa por parte do Governo em assinar um protocolo com a organização, que irá garantir financiamento por cinco anos, sendo que a quantia proposta pela equipa é um total de 10 mil contos, o que garantiria a sustentabilidade de 50 por cento (%) do orçamento do evento.
Gugas Veiga destacou o apoio do sector privado, mas disse acreditar que o auxílio do Governo será necessário para que realmente, daqui a cinco anos, o AME se torne independente das entidades públicas.
Nestes últimos 10 anos, já passaram pelo AME mais de mil músicos, que protagonizaram mais de 300 atuações, a presença de mais de 150 jornalistas nacionais, cerca de 300 jornalistas internacionais, cerca cinco mil delegados, e 500 stands, avançou Gugas Veiga, acreditando que é um evento que tem valor para a economia local e que deve ser acarinhado porque, além disso, promove o país.
“Basta ver, os voos e os hotéis estão todos cheios, os rent-a-cars estão todos esgotados, o movimento que há na cidade, os restaurantes, os bares e os taxistas estão todos contentes, portanto, a olho nu, vê-se que realmente esse impacto é real (...)”, disse, reiterando a necessidade de se fazer um estudo do impacto do evento para a capital cabo-verdiana.
Orçado em cerca de 20 mil contos e sob o lema “sustentabilidade artística”, 26 artistas nacionais e internacionais compõem o cartaz da 10ª edição do Atlantic Music Expo (AME).
Katia Semedo, Quarteto Ano Nobo +1, Zubukilla Spencer, Manu Reys, Ste Mandela, Primitive e Dj Axel da Praia, Gabriela Mendes, Elly Paris, Sizal de São Vicente, Gerson Spencer e Berlock a residir em Portugal, George Tavares do Maio e Dj Sarumawashi de Santo Antão são os artistas nacionais que passaram pelo AME 2024.
Nove nacionalidades constituiram o rol de artistas internacionais, como Giuliano Gabriele da Itália, Ana Setton, Camila Reis e Dend do Brasil, o grupo Browm Rice Family do Japão e Estados Unidos, LuiS Caracol e Dj Danykas de Portugal, Klaudio Hoshai de Angola, Jocelyn Balou do Congo, Le-Panda da Quebec Canadá e Insolito Universo da Venezuela.
A Semna com Inforpress
05 de abril 2024
Terms & Conditions
Report
My comments