sexta-feira, 22 novembro 2024

A ATUALIDADE

Acrides/26 anos: O desafio é continuar a trabalhar para crianças e famílias em situação de vulnerabilidade - presidente

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Associação de Crianças Desfavorecidas (Acrides) comemora esta quinta-feira, 07, 26 anos de acção, e o maior desafio é, segundo a sua presidente, Lourença Tavares, continuar a trabalhar em prol das crianças e famílias vulneráveis.

Em entrevista à Inforpress, em jeito de balanço, Lourença Tavares afirmou que os ganhos são muitos, mas destacou,  entre os vários, a criação do programa "Actividades Extracurriculares" como auxílio aos alunos “tri-repetentes” da escola de Achada de São Filipe, e o facto de ver hoje jovens voluntários desta ONG formados graças ao programa voluntariado.

“Portanto, é ver mães em situações de exclusão tornando-se mães empreendedoras, é a Acrides a dar o seu grande contributo para uma justiça mais amiga da criança vítima de abuso sexual, é muita coisa", acrescentou.

Entretanto, 26 anos depois indicou que o desafio é continuar a trabalhar para crianças e famílias em situação de vulnerabilidade.

“Continuar enquanto sociedade civil a dar o nosso contributo para que Cabo Verde na verdade tenha direitos humanos e direitos da criança. Porque só o Governo não pode fazer isso, então cada um e todos podem trabalhar com este objectivo”, disse.

Para assinalar o dia, a Acrides vai entregar nesta quinta-feira, 07, o espaço Cantinho Escolar na Escola Básica Obrigatória (EBO) de Achada Mato, respondendo ao pedido do estabelecimento de ensino, como forma de auxiliar alunos vulneráveis no período pós escolar.

Igualmente a data será marcada com a apresentação do livro “Os puzzles que se cruzam”, que retrata o memorial de Acrides nos 25 anos, mostrando como várias pessoas juntas conseguem construir vidas e resgatar muitas crianças, conforme referiu a presidente da Acrides.

“Tivemos sorte de contar com muitas pessoas amigas, tivemos como primeiros voluntários da Acrides adolescentes que ajudaram a colocar esta organização em pé, empresas nacionais, artistas plásticos, cantores, restaurantes. Então, a Acrides é para crianças e todos que amam crianças juntam-se a nós ", ressaltou.

Daí que a data vai ser comemorada sob o lema: Consolidando Mais, Para Melhor Servir!

A Associação de Crianças Desfavorecidas (Acrides) iniciou a sua actuação a 07 de Março de 1998 e nos desígnios da sua função tem como principal objectivo a defesa e promoção dos direitos e deveres da criança, assim como o reforço de parcerias para o trabalho em rede, com o propósito de contribuir para uma maior eficácia e eficiência nas respostas sociais.

 

A Semana com Inforpress

07 de março 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 18 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 17 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 15 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos