A Associação de Crianças Desfavorecidas (Acrides) comemora esta quinta-feira, 07, 26 anos de acção, e o maior desafio é, segundo a sua presidente, Lourença Tavares, continuar a trabalhar em prol das crianças e famílias vulneráveis.
Em entrevista à Inforpress, em jeito de balanço, Lourença Tavares afirmou que os ganhos são muitos, mas destacou, entre os vários, a criação do programa "Actividades Extracurriculares" como auxílio aos alunos “tri-repetentes” da escola de Achada de São Filipe, e o facto de ver hoje jovens voluntários desta ONG formados graças ao programa voluntariado.
“Portanto, é ver mães em situações de exclusão tornando-se mães empreendedoras, é a Acrides a dar o seu grande contributo para uma justiça mais amiga da criança vítima de abuso sexual, é muita coisa", acrescentou.
Entretanto, 26 anos depois indicou que o desafio é continuar a trabalhar para crianças e famílias em situação de vulnerabilidade.
“Continuar enquanto sociedade civil a dar o nosso contributo para que Cabo Verde na verdade tenha direitos humanos e direitos da criança. Porque só o Governo não pode fazer isso, então cada um e todos podem trabalhar com este objectivo”, disse.
Para assinalar o dia, a Acrides vai entregar nesta quinta-feira, 07, o espaço Cantinho Escolar na Escola Básica Obrigatória (EBO) de Achada Mato, respondendo ao pedido do estabelecimento de ensino, como forma de auxiliar alunos vulneráveis no período pós escolar.
Igualmente a data será marcada com a apresentação do livro “Os puzzles que se cruzam”, que retrata o memorial de Acrides nos 25 anos, mostrando como várias pessoas juntas conseguem construir vidas e resgatar muitas crianças, conforme referiu a presidente da Acrides.
“Tivemos sorte de contar com muitas pessoas amigas, tivemos como primeiros voluntários da Acrides adolescentes que ajudaram a colocar esta organização em pé, empresas nacionais, artistas plásticos, cantores, restaurantes. Então, a Acrides é para crianças e todos que amam crianças juntam-se a nós ", ressaltou.
Daí que a data vai ser comemorada sob o lema: Consolidando Mais, Para Melhor Servir!
A Associação de Crianças Desfavorecidas (Acrides) iniciou a sua actuação a 07 de Março de 1998 e nos desígnios da sua função tem como principal objectivo a defesa e promoção dos direitos e deveres da criança, assim como o reforço de parcerias para o trabalho em rede, com o propósito de contribuir para uma maior eficácia e eficiência nas respostas sociais.
A Semana com Inforpress
07 de março 2024
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments