quinta-feira, 21 novembro 2024

A ATUALIDADE

Pequenos barcos proibidos de sair ao mar em Cabo Verde devido à densa bruma seca

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os botes, embarcações de pesca local e pequenas embarcações de boca aberta estão proibidos de saírem ao mar em Cabo Verde nos próximos dias devido à reduzida visibilidade provocada pela bruma seca, determinaram as autoridades.

Segundo o Instituto Marítimo e Portuário (IMP), o avisto é feito a todos os armadores, proprietários, patrões e pescadores em geral, “por razões de segurança”.

A mesma autoridade marítima cabo-verdiana indicou que nas próximas 24 horas há uma tendência para “redução significativa da visibilidade, devido a bruma seca”.

“Nos próximos dias, o arquipélago estará coberto com uma densa camada de partículas de poeira, reduzindo a visibilidade, prevendo-se que o período de maior concentração seja a partir do início da manhã e durante todo o dia 21, com a possibilidade de visibilidade horizontal atingir valores abaixo dos 2.000 metros”, alertou o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG).

Para além da intensa bruma seca, a mesma autoridade prevê intensificação do vento, para valores superiores a 49 – 61 km/h, desde a madrugada de hoje e durante o dia de quarta-feira, com rajadas, que podem agravar o estado do mar.

Na quinta-feira, o INMG prevê “melhoria das condições”, devendo a bruma seca ser temporariamente mais densa, reduzindo outra vez a visibilidade na sexta-feira.

A bruma seca é uma tempestade de poeira proveniente do deserto do Saara, habitual em vários períodos do ano em Cabo Verde, e que em regra dura vários dias.

Em janeiro a nuvem de poeira voltou a condicionar os voos em Cabo Verde, enquanto em dezembro o INMG alertou para “níveis elevados de partículas inaláveis” que podiam causar problemas de saúde.

A Semana com Lusa

20 de Fevereiro de 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 12 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 11 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 9 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos