A ilha do Sal se prepara para receber a 33ª edição do Festival internacional de Santa Maria, que começa nesta sexta-feira, dia 12.
O evento, conhecido por atrair visitantes de diversas partes, está com 90% da montagem concluída e com todos os preparativos de segurança e logística em fase final.
O vereador da Segurança Municipal, Hedércio Gomes, confirmou que a equipa está a trabalhar nos retoques finais para garantir que tudo esteja pronto a tempo.
"Praticamente já estamos na recta final em termos de montagem. Alguns retoques ainda faltam, mas a equipa vai continuar no local durante a noite. Amanhã, creio que estará tudo a 100%", afirmou o vereador ontem, 11.
Apesar da "máquina estar afinada" e do festival manter sua estrutura habitual, há algumas pequenas mudanças.
De acordo com o vereador, houve alterações na disposição das barracas, que agora são mais largas do que nas edições anteriores, proporcionando maior conforto para os comerciantes e público.
A organização deste ano é de responsabilidade da Câmara Municipal do Sal, que assumiu a liderança do processo, mas, no entanto, o vereador Hedércio Gomes esclareceu que a gestão é colaborativa, envolvendo todas as empresas que participaram nos anos anteriores.
"A Câmara Municipal do Sal decidiu liderar esse processo de montagem, mas incluindo toda a gente que esteve no ano passado. Há várias empresas aqui dentro que estão a fazer esse trabalho, desde a electricidade, montagem de barracas, palco, som, segurança privada, entre outras," disse, destacando que "o festival é de todos".
Quanto à segurança dentro e fora do recinto, sublinhou que é uma das “principais preocupações” da organização, especialmente por conta do grande fluxo de pessoas.
O vereador, que também é responsável pela Protecção Civil Municipal, fez um apelo para a segurança rodoviária, e aconselhou paciência aos condutores, ressaltando que o tempo de deslocamento pode ser maior devido ao aumento do trânsito.
Para garantir a segurança, um plano de acção abrangente foi montado, conforme a mesma fonte, com a participação da Polícia Nacional, Bombeiros, Polícia Municipal e Fiscalização, além de equipas de segurança privada e da Direcção-Geral dos Transportes Rodoviários (DGTR).
O Centro de Saúde local também tem uma logística de intervenção rápida preparada para qualquer emergência.
"Toda a equipa de segurança está envolvida no festival, mas não está descuidada com as restantes localidades," reforçou Gomes.
Por sua vez, a vereadora da Cultura, Viviana Mendes, confirmou a lista de artistas que vão animar o festival.
A abertura ficará a cargo da habitual Banda Municipal do Sal.
Na primeira noite, o público poderá contar com dois colectivos do Sal, um projecto de carnaval que reúne três bandas locais, e o projecto "Crioulo Kings", que trará "nomes de peso" como Nelson Freitas e Djodje; Lonny Johnson, Trakinus e Big Z.
No segundo dia, a programação continua com outro colectivo de artistas locais e um projecto de hip-hop.
Os fãs de jazz terão a oportunidade de ver a apresentação do Tabanka Jazz. Outros nomes confirmados incluem a novidade Mo Kalamity, Josslyn e Yasmin, o grupo Wet Bad Bed, e artistas que já participaram de edições anteriores.
Viviana Mendes destacou o envolvimento directo da câmara municipal na organização, em parceria com dois promotores que estão a cargo da interacção com os artistas.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments