O técnico da Associação Biflores, Carlos Bango, informou esta segunda-feira que no Projecto de Reflorestação deste ano, já foram trabalhados 14 hectares e, até ao momento, foram plantadas mais de quatro mil plantas numa metodologia agroflorestal.
Em declarações à Inforpress, Carlos Bango realçou que o projecto já está no seu terceiro ano, sendo que a restauração ocorreu nas zonas altas que estavam degradadas, nomeadamente, Fontainha, Cova Galinha e Mato, entre outros.
Segundo a mesma fonte, no primeiro ano foi feita a remoção de 14 hectares de espécies invasoras e reflorestação, sendo que no segundo ano foram trabalhados 19 hectares.
“Primeiramente combatemos os riscos que encontramos nas áreas florestais, principalmente, as espécies invasoras e a pastorícia livre, só depois devolvemos a área florestal que tem um potencial enorme introduzindo espécies endémicas. Estamos a introduzir as espécies que ali existiam, mas também algumas novas”, disse.
No que tange às espécies invasoras, este técnico salientou que a equipa está muito focada na Lantana Camara porque, segundo o mesmo, a área florestal na Brava está cerca de 60 por centro (%) coberta por esta planta.
Neste sentido, concluiu realçando que a associação desenvolveu um projecto com esta espécie onde estão a usar a planta para criar diversas artes e mobiliários que já estão sendo introduzidos no mercado para o consumo.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments