sábado, 23 agosto 2025

A ATUALIDADE

São Miguel: Sacerdote incentiva a fé e pedido de socorro sempre à Maria

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O padre Irineu pediu  esta sexta-feira aos fiéis cristãos, durante a homilia na missa em honra a Nossa Senhora do Socorro, que mantenham a fé em Deus e recorram à Maria para pedir socorro neste “mundo de desafios e crises”.

A concelebração eucarística, antecedida por uma procissão, reuniu milhares de fiéis católicos de vários municípios da ilha de Santiago. 

A missa ocorreu na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, no centro da cidade de Calheta, em função dos alertas sobre o estado do tempo, substituindo o Santuário de Nossa Senhora do Socorro, em Achada Pizarra, local habitual das celebrações.

Durante a homilia, o padre Irineu Martins destacou a importância de Maria, lembrando-a como Nossa Senhora do Socorro, título que expressa a devoção cristã a Maria, neste município.

Comentou que Maria, preservada do pecado, viveu em meio a contradições e perseguições, mantendo-se fiel a Deus, e relacionou a leitura do Apocalipse à imagem de Maria como nova Eva “que nos conduz a Jesus Cristo”.

Segundo o sacerdote, em Cabo Verde os católicos têm a vantagem de poder sair em procissão com as imagens, ao contrário de outras regiões do mundo.

Entretanto, alertou que além desta veneração, Jesus Cristo continua a ser celebrado como a fonte de todos os sacramentos, e Maria é apenas o caminho que conduz a Ele. 

“Hoje honramos Maria como Nossa Senhora do Socorro, uma mãe que nos socorre e pede por nós; não há mãe que, ao pedir algo bom, dê algo mau”, afirmou e exortou a cada fiel a refletir sobre o seu papel na celebração, enfatizando a fé em Deus, gratidão e obras de caridade. 

O padre ressaltou ainda a necessidade de pedir o socorro de Maria diante dos desafios actuais – crises de fé, valores familiares, vida religiosa e sociedade em geral, enfatizando que a fé, salva e liberta.

“Maria já recebeu a coroa da vida eterna, e os fiéis são chamados a cultivar a vida espiritual, a prática da caridade e a honestidade nas suas ações para receberem esta dádiva”, disse.

Ainda, na homilia, destacou a visita que Maria fez a sua prima Isabel e o que consigo levou, incentivando os fiéis a manterem esta tradição existente aqui, mas que seja visita para levar conforto, alegria e humildade ao próximo, sem banalizar o gesto.

Entre os fiéis presentes, Pedro Varela, Celina Semedo e Joaquim Moreno, se reuniram para pedir a Maria chuva, paz, saúde e fim da guerra. Sobre a chuva, reforçaram a moderação e a perseverança, ciente de que Cabo Verde depende das precipitações, mas sem infraestrutura para recebê-las em excesso.

Além da missa solene, as celebrações para assinalar a Festa da Cidade e da santa padroeira incluíram uma série de actividades sociais, culturais, desportivas, gastronómicas e políticas, realizadas em Calheta e na praia de Calhetona.

Também em Santiago Norte, a vila de Chã de Tanque, no concelho de Santa Catarina, foi celebrada a festa de Nossa Senhora da Graça, tendo, igualmente, culminado com procissão e missa em honra à santa. 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
21 hours 24 minutes

Ate 130 000 escudos para Cabo Verde edemas com toda tereno do estado que ele tem no seu poder ainda quer mais cara do pau, ...

ahahahag
1 day 13 hours

Olha, os caboverdianos têm uma habilidade quase artística para cair nesses esquemas das encomendas mágicas — mas quando ...

Nais
2 days 5 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos