O presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoko Embaló, chega na sexta-feira, 15, a Cabo Verde para expressar a sua solidariedade para com as vítimas da tempestade em São Vicente, na passada segunda-feira, 11 de Agosto, informou esta quinta-feira a Inforpress.
De acordo com um comunicado de imprensa, Umaro Sissoko Embaló, que faz essa deslocação ao país na sequência das fortes chuvas que atingiram a ilha de São Vicente, provocando danos materiais significativos e perdas humanas, deverá ser recebido no Palácio do Governo pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
No final do encontro marcado, para as 09:00, Ulisses Correia e Silva fará uma declaração à imprensa.
O executivo decretou dois dias de luto nacional por causa das vítimas decorrentes da tempestade. Até agora já foram contabilizadas nove mortes e uma pessoa continua desaparecida.
Desde então tem surgido uma onda de solidariedade nacional e internacional para mobilizar apoio para as famílias vulneráveis de São Vicente.
Bem-vindo, Sr. Presidente — A Frontalidade que Cabo Verde Não Esquece
Seja muito bem-vindo, Sr. Presidente da Guiné-Bissau. Nesta ilha o seu nome é respeitado não por formalidades ocas, mas pela frontalidade com que apontou o dedo à hipocrisia das instituições cabo-verdianas e à falsa branquitude que tantas vezes molda as suas decisões. Não esquecemos quando, diante do então Presidente Jorge Carlos Fonseca, deixou claro: ou regularizam a situação dos guineenses em Cabo Verde, ou haverá reciprocidade para com os mais de 45 mil cabo-verdianos em Bissau.E sublinhou, com a razão que lhe assiste, que um cabo-verdiano nascido na Guiné-Bissau é guineense — então porque razão um guineense nascido em Cabo Verde não é cabo-verdiano?
Essa clareza e coragem não se esquecem por aqui.
Terms & Conditions
Report
My comments