O Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social (MFIDS) solicitou esta quinta-feira a auditoria ao Centro Nacional de Ortopedia e Reabilitação Física (CENORF) e à Associação Cabo-verdiana de Deficiência (ACD), em resposta às recentes denúncias envolvendo as duas organizações.
A informação foi avançada, em comunicado enviado à Inforpress, pelo MFIDS, enquanto um dos principais financiadores dessas organizações, pelo que considera “essencial” reforçar o seu compromisso com a gestão responsável dos recursos públicos.
“O MFIDS, através da Direcção Geral da Inclusão Social, tem promovido políticas de inclusão para pessoas com deficiência, colaborando com Organizações da Sociedade Civil e financiando, anualmente, 12 ONG (…) estas organizações não só prestam serviços directos, mas também actuam na defesa de direitos e no combate à discriminação”, avançou o comunicado.
Nesse sentido, a nota informa que o Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social solicitou ao Ministério das Finanças a realização de uma auditoria ao Cenorf e à ACD, com o objectivo de garantir que os princípios de legalidade e transparência sejam rigorosamente respeitados.
Em Janeiro deste ano, membros da ACD solicitaram auditorias interna e externa para investigar as actividades financeiras e transacções internacionais alegadamente realizadas pelo presidente Bernardino Gonçalves.
Entre as ilegalidades mencionadas, destaca-se uma transferência de 2.500 contos para o exterior.
O presidente da Assembleia-Geral da ACD, Diamantino Moreno, acusou também Bernardino Gonçalves de não cumprir o estatuto da organização, agindo de forma autoritária e em benefício próprio.
Bernardino Gonçalves foi eleito presidente da ACD, em Abril de 2024, durante a terceira Assembleia Geral Ordinária e passou a acumular os cargos de presidente da ACD, presidente do Cenorf e director nacional do Cenorf.
Em declarações à imprensa, à margem da conferência internacional sob o lema “Celebrando a Inclusão e a Superação”, Bernardino Gonçalves, disse que a auditoria servirá apenas para verificar a conformidade dos procedimentos.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments