A Delegacia de Saúde da Ribeira Brava, São Nicolau, já conta com uma sala de atendimento ao adolescente, inaugurada esta quinta-feira na presença do ministro da Saúde, Jorge Figueiredo.
Em declarações à imprensa, Jorge Figueiredo destacou a adolescência como um “período interessante da vida, mas também complexa”, pelo que, disse, neste período é preciso retirar as dúvidas que provavelmente se encontram ainda na cabeça de algum jovem e ajudá-los a ter uma orientação positiva.
Segundo o ministro, a nível nacional já só falta ser inaugurada a sala de atendimento ao adolescente da ilha Brava.
Durante o acto foi assinado um protocolo entre a Câmara Municipal da Ribeira Brava e o Ministério da Saúde, que, segundo Jorge Figueiredo, pretende articular uma relação mais profícua entre a autarquia e o ministério, na área da adolescência, porque, assinalou, “esta não é uma área que seja apenas da responsabilidade do Ministério da Saúde.
Nilton Monteiro, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, sublinhou que a adolescência é um segmento-alvo que exige muita atenção, sobretudo na área da saúde, pois segundo o mesmo, normalmente se fala de saúde para crianças e adultos, mas os adolescentes merecem uma atenção especial.
“E a Câmara sentiu que realmente é com os esforços de todos que nós podemos promover e falar mais aos adolescentes, qual é a necessidade de cuidar da sua saúde, e neste sentido, sentimos honrados com a assinatura deste protocolo, que vai permitir que todos os adolescentes da Ribeira Brava tenham acesso à saúde”, destacou.
Por sua vez, o delegado de Saúde da Ribeira Brava, Elvio Pereira, afirmou que será mais um espaço para fazer promoção e prevenção de saúde, onde serão abordados assuntos como prevenção, por exemplo, de suicídio, do uso de drogas, mas também para falar da gravidez na adolescência.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments