quarta-feira, 19 março 2025

A ATUALIDADE

Portugal: Cabo Verde atrai interesse de investimento privado durante fórum económico em Lisboa

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O ministro das Finanças destacou o “forte interesse” de empresas portuguesas em investir em Cabo Verde durante o fórum económico, em Lisboa, principalmente nas áreas de economia digital, energias renováveis, turismo, transportes, logística, pescas e economia azul.

Segundo Olavo Correia, em declarações à imprensa cabo-verdiana no final do fórum económico de alto nível, subordinado ao tema “Parceiros estratégicos no investimento nas transições energética e digital” e que aconteceu durante todo o dia de terça-feira, 28, na capital portuguesa, o fórum reuniu cerca de 300 empresários e representantes de empresas.

Segundo o governante, foi uma oportunidade para promover o diálogo construtivo entre instituições públicas e privadas de Portugal e Cabo Verde, com vista à criação de condições favoráveis ao investimento.

“Há uma forte vontade de empresas portuguesas em investir em Cabo Verde. O apelo que fazemos é para que invistam, criem empregos no país e contribuam para o desenvolvimento sustentável”, afirmou Olavo Correia.

O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças realçou o compromisso de Cabo Verde em aprimorar o ambiente de negócios e os instrumentos financeiros necessários para atrair investidores, enfatizando o papel estratégico do sector privado no crescimento económico e na criação de empregos qualificados e bem remunerados para os jovens cabo-verdianos.

O ministro destacou o investimento prioritário em três centros de formação profissional, financiados com o apoio do Governo de Portugal, num pacote avaliado em cerca de 4 milhões de euros.

Este inclui um centro de excelência de formação profissional em Santa Cruz, que será modernizado com infra-estrutura e equipamentos para garantir formação com dupla certificação, tanto para o mercado cabo-verdiano quanto europeu.

Também o pacote abrange um centro em Variante, com foco na metalomecânica e reparação de automóveis, a ser requalificado por meio de uma parceria público-privada e um centro na ilha do Fogo, que será equipado para oferecer formação de alta qualidade aos jovens locais, incluindo da ilha Brava.

Conforme Olavo Correia, a modernização desses centros reforça a aposta na formação técnica como pilar para a empregabilidade e a melhoria das condições de vida no arquipélago.

O fórum que aconteceu no âmbito da VII Cimeira Bilateral entre Portugal e Cabo Verde que decorreu em Lisboa nos dias 27 e 28 de Janeiro, foi organizado pela Cabo Verde TradeInvest (CVTI) e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

“Desta vez, também na cimeira, introduzimos uma novidade, que, para além das relações entre os governos, os protocolos, os acordos e os envelopes, decidimos organizar esse fórum empresarial”, apontou Correia, para que, continuou, em cima desta boa vontade que existe entre os dois governos criar oportunidades para o sector privado

Em última instância, assinalou a mesma fonte, quem vai criar empregos e oportunidades são as empresas, através de investimentos privados de grande porte, de meio de porte e de microporte.

Para o governante, se isso acontecer, está-se a alavancar e acelerar a dinâmica de desenvolvimento de Cabo Verde, por isso também considerou que a cimeira foi “exemplar, histórica e com elementos inovadores”, estando ciente que agora o “exercício e o foco é na acção para fazer acontecer e ter resultados”.

O fórum económico de alto nível reuniu investidores e representantes do sector privado de Portugal e Cabo Verde, com o propósito de aprofundar as relações económicas bilaterais entre os dois países.

O evento presidido pelo vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, e pelo ministro da Economia de Portugal, Pedro Reis, teve p encerramento a cargo do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e do seu homólogo português, Luís Montenegro.

 

A Semana com Inforporpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Comandante JMN
1 hour 29 minutes

Ah, pois claro, porque nada grita diplomacia de alto nível como um telefonema entre Zelensky e Trump, onde um pede para sabe ...

JMN
22 hours 28 minutes

O que acontece hoje na Faixa de Gaza é o resultado de décadas de decisões políticas desastrosas e manipulações de potê ...

janira caipira
1 day 21 hours

Meu caro, essa ideia de que as mulheres governam melhor porque têm "sensibilidade" e "não matam os filhos dos outros" é um ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos