quinta-feira, 21 novembro 2024

A ATUALIDADE

Unicef e Japão apoiam digitalização do sistema de saúde em Timor-Leste

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Ministério da Saúde de Timor-Leste recebeu hoje 98 ‘tablets’ e 84 'routers' do Japão e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para apoiar a digitalização do sistema de saúde do país.

Os equipamentos, doados no âmbito do projeto “Apoiar o Sistema Digital de Saúde para o Controlo de Doenças Infecciosas no Sudeste Asiático”, vão ser distribuídos por 73 centros de saúde comunitária e nos serviços de saúde dos 14 municípios de Timor-Leste, explica-se num comunicado conjunto divulgado à imprensa.

“Este apoio vai fortalecer a todos os níveis o sistema de saúde do país e aumentar a qualidade dos dados recolhidos, o que vai ajudar a elevar a qualidade geral dos cuidados e serviços de saúde de todos os cidadãos”, afirmou o vice-ministro da Saúde, José Reis Magno, citado no comunicado.

Os equipamentos vão permitir desenvolver uma aplicação para registar os dados das pessoas que visitem uma unidade saúde e substituir a recolha de informação em papel, estabelecendo um sistema de saúde com uma gestão mais eficiente da informação dos pacientes.

"O Japão tem apoiado o desenvolvimento de Timor-Leste há 25 anos. Estamos envolvidos em várias iniciativas no setor da saúde, tendo implementado mais de 60 projetos relacionados com saúde em todo o país. Esperamos que aproveitem este projeto para melhorar o sistema de cuidados de saúde”, disse o embaixador do Japão em Timor-Leste, Kimura Tetsuya.

Segundo o comunicado, nos próximos meses os profissionais de saúde vão receber formação intensiva para a utilização dos equipamentos para garantirem a obtenção de dados com qualidade a nível municipal, que serão depois transmitidos para uma base de dados nacional.

"Um sistema de saúde digital robusto é fundamental para garantir que as necessidades de saúde de cada criança recebem uma resposta eficaz por parte do sistema de saúde nacional”, disse o representante interino da Unicef em Timor-Leste, Cheah Yew Hee.

A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
8 days 22 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
10 days 21 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
18 days 20 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos