A localidade de Rui Vaz, em São Domingos, recebe esta sexta-feira, 01, a II edição do “Festival di Milho”, marcado por actividades gastronómicas, culturais e recreativas, em mais uma organização da Câmara Municipal de São Domingos.
Virado para a promoção do turismo e o empoderamento de homens e mulheres do campo, nesta zona alta do município, o Festival, segundo a vereadora do Turismo, proporciona aos participantes a oportunidade de promover os seus negócios, de forma a rentabilizar as suas actividades agrícolas, ao mesmo tempo que promove o turismo local.
“O milho é a rainha deste festival, pelo que todos os derivados do milho, como pasteis, cuscuz, xerém, cachupa, estão presentes, assim como outros acompanhamentos indispensáveis como carne de porco, frango de entre particularidades, referiu à Inforpress a vereadora Zuleica Rodrigues.
Afirmou que a organização priorizou as mulheres de São Domingos, sobretudo de zonas altas, como Lora, Rui Vaz e arredores, para a exploração das 14 barracas de “comes e bebes”, por ser um festival dedicado ao empoderamento das mulheres das comunidades das zonas altas.
“São mulheres, sobretudo chefes-de-família e com uma vida ligada a actividades agrícolas. Esta é uma oportunidade para rentabilizar as actividades do campo e empoderamento das mulheres e homens do campo”, esclareceu Zuleica Rodrigues, também vereadora da Agricultura, Pecuária e Pesca e Economia Primária.
A cultura vai marcar, igualmente, a sua viva presença através do Festival que se realiza no polivalente de Rui Vaz, que inclui no cartaz nomes considerados sonantes da música cabo-verdiana como Kino Cabral, Mc Acondize, o “rapper” Traquino, Lejemea, Ló de Pina, Xibiote e vários artistas locais.
Instituído em 2023, espera-se que o “Festival di Milho’2024” supere a edição inaugural, já que a organização acredita que o presente ano agrícola ultrapassa de longe a produção do ano transacto.
Zuleica Rodrigues disse que “Rui Vaz é uma localidade bastante atractiva, pelo que se pretende atrair a atenção de todos os transeuntes por se situar no concelho de São Domingos, limítrofes à capital com ligação para todo o interior de Santiago.
Outrossim a movimentação está a ser bem grande, pelo que a estrada que liga o centro da cidade da Várzea da Igreja a Rui Vaz está a tornar-se apertada para acolher toda a movimentação, sobretudo dos automóveis, o que tem merecido atenção redobrada da Polícia Nacional.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments