O presidente da Câmara Municipal de Paul, Santo Antão, António Aleixo Martins, disse segunda-feira que a requalificação de Praia de Gi servirá para alertar a comunidade sobre a problemática da apanha “desenfreada” de areia naquela praia.
António Aleixo, que falava à imprensa após inaugurar a requalificação da Praia de Gi, explicou que a mesma fez parte de um projecto integrado que visou também a requalificação de casas como substituição de placas e pinturas.
“O projecto, no nosso entender, vai reduzir gradualmente essa apanha de areia, até porque tem outras iniciativas complementares que é o fomento empresarial onde as pessoas com as suas ideias de negócio podem chegar até nós e podemos ajudá-los a formatar os seus projectos e substituir essa apanha de areia”, almejou.
Segundo o autarca paulense, há muito “constataram” que várias vezes as pessoas não extraem essa areia por necessidade, é que, conforme o mesmo, “já é hábito” visto que muitas pessoas que fazem essa prática têm o seu ganha-pão.
Por isso, António Aleixo defendeu que a edilidade pretende “limitar”, mas sem o “uso da força” consciencializar as pessoas sobre esta problemática.
O projecto, conforme indicou o presidente da Câmara Municipal do Paul, visou a requalificação de toda a extensão da praia, contemplando, recreio e lazer diferenciados, zonas verdes, espaços capazes de receber diversas actividades culturais, desportivo e espaços de promoção económica e turística.
Ainda também agrega aos instrumentos de gestão territorial que a câmara municipal desenvolve com a finalidade de promover o crescimento e o desenvolvimento de forma sustentável e equilibrado.
Cristiano Neves morador da comunidade de Praia de Gi disse que estava “muito feliz” com a requalificação.
Segundo o mesmo, a comunidade agora terá que se unir para “alcançar outros patamares”.
Entretanto, a mesma fonte exortou o poder central a criar outras condições de trabalho para as pessoas daquela comunidade, visto que, segundo Cristiano Neves, não têm nenhuma outra alternativa de ganha-pão a não ser a apanha de areia na Praia de Gi que é uma prática muito antiga naquela comunidade.
“Fiquei contente com este trabalho na Praia de Gi, será algo bom para toda a comunidade. Essa obra é nossa, gostaria agora de unirmos para irmos mais longe. Mas o Governo tem que ver para o povo daqui, não temos um dia de trabalho, por isso vamos continuar com a nossa forma de ganhar o pão”, justificou.
A inauguração da requalificação de Praia de Gi contou com a presença do ministro do Turismo e dos Transportes, Carlos Santos, e do Ministro das Comunidades, Jorge Santos. A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments