quinta-feira, 21 novembro 2024

Alerta: Cabo Verde na iminência de ser atingido por tempestade tropical nas próximas horas

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Cabo Verde deve estar de alerta para a possibilidade de ser atingido, entre a noite desta segunda feira e durante a terça-feira, por uma tempestade tropical forte, com chuva e ventos, podendo afetar sobretudo as ilhas orientais – Sal, Boa Vista e Maio.

Este aviso parte do Centro Nacional das Furações dos Estados Unidos ( National Hurricane Center –NHC, na silga em inglês), que já foi retomado pelos serviços da Meteorologia e Geofísica de Cabo Verde e pelo Instituo Marítimo e Portuário.

Conforme o alerta emitido pelo CHN, o tempestade tropical forte (ver foto) que pode atingir as ilhas de Cabo Verde está previsto para hoje,14, e amanhã, terça-feira. «Novas depressões tropicais formam a sudoeste das ilhas de Cabo Verde. Chuvas pesadas esperam cair através das ilhas orientais – Sal, Boa Vista e Maio», lê-se no boletim meteorológico emitido pelo referido centro, que prevê ainda a queda de precipitações nas ilhas de Santiago e Fogo.

O Centro Nacional das Furações faz questão de descrever que esta depressão tropical vai movendo no sentido este-noroeste, podendo trazer “mar revoltoso, vento muito forte e possibilidade de chuva forte.”

IMP interdita saída de embarcações

Diante do alerta referido por causa da previsão do mau estado do tempo nos próximos dois dias, o Instituto Marítimo e Portuário (IMP) interditou hoje,14, a saída de embarcações de pesca no país, durante as próximas horas. Esta interdição estende-se a botes e pequenas embarcações de boca aberta.

De acordo com uma nota divulgada pelo IMP a que a Inforpress teve acesso, nas próximas 24 horas, o vento estará fresco a muito fresco com rajadas ocasionais, e ondulação de 1,5 a 3,0 e de 2,5 a 4,0 metros.

O IMP aconselhou ainda a “redobrada atenção” aos navios ancorados na baía do Porto Grande e nas imediações dos estaleiros da Cabnave para se “reforçar as amarras dos navios e aumentar a vigilância” e um “monitoramento constante” da posição em que se encontram ancoradas, enquanto se mantiverem estas condições do tempo.

De um modo mais geral, o Instituto Marítimo e Portuário (IMP) recomendou também os moradores e condutores que circulam em zonas próximas da orla costeira – em todas as ilhas de Cabo Verde - a uma “atenção redobrada” e que “sigam à risca todas” as instruções das autoridades “até que a situação normalize”. O importante é que todos estejam de alerta perante eventuais situações de emergências, colaborando com os serviços da protecção civil.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
10 days 23 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
18 days 22 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos