terça-feira, 08 julho 2025

S SOCIAL

Cabo Verde renova farol na ilha mais ocidental de África

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Cabo Verde inaugura hoje a requalificação do farol Fontes Pereira de Melo, em Santo Antão, a ilha mais ocidental de África, a meio caminho entre Portugal e o Brasil, no oceano Atlântico.

 

“A obra agora concluída contemplou a reabilitação estrutural da torre e a modernização do sistema de iluminação, além de redes técnicas, infraestruturas de apoio à operação e acolhimento de visitantes”, lê-se numa nota explicativa do Governo.

 

A estrutura foi construída no século XIX e é o segundo a ser inaugurado no âmbito do projeto de renovação de oito faróis, depois da reabertura do farol D. Maria Pia, na capital, Praia, em março.

O projeto conta com o apoio da cooperação espanhola, com um investimento global de cerca de 600 mil euros.

“A obra agora concluída contemplou a reabilitação estrutural da torre e a modernização do sistema de iluminação, além de redes técnicas, infraestruturas de apoio à operação e acolhimento de visitantes”, lê-se numa nota explicativa do Governo. 

O farol fica situado na localidade de Pontinha de Janela, numa arriba panorâmica sobre a costa nordeste da ilha de Santo Antão e passa a contar com um centro interpretativo e espaço museológico sobre o contexto marítimo cabo-verdiano.

Nireide Tavares, coordenadora do projeto no Instituto do Património Cultural (IPC), referiu à Lusa que um dos objetivos é converter os faróis “em recursos turísticos e culturais, ou seja, não é só fazer manutenção, mas dar vida”.

Além dos três faróis que ganharam centros de interpretação (na capital, em Santo Antão e no Maio), o projeto inclui os faróis D. Luís, D. Amélia (ambos na ilha de São Vicente), Morro Negro (ilha da Boa Vista), Ponta Negra e farol de Leste (ilha de Santiago).

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
3 days 9 hours

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
5 days 1 hour

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
5 days 8 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos