terça-feira, 08 julho 2025

Resultado de candidaturas de Cabo Verde à UNESCO conhecido até abril de 2025

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O resultado das candidaturas cabo-verdianas dos escritos de Amílcar Cabral e de documentos sobre a escravatura ao programa Memória do Mundo da UNESCO será conhecido entre março e abril de 2025, disse hoje à Lusa fonte oficial.

O processo está a correr bem e “entre março/abril de 2025, serão anunciados os resultados”, adiantou José Silva Évora, secretário executivo do Comité Cabo-verdiano da Memória do Mundo, em declarações em Lusa, à margem do simpósio internacional sobre o centenário de Amílcar Cabral, que hoje decorreu na Praia e vai acontecer quarta e quinta-feira em Bissau.

A candidatura dos escritos de Amílcar Cabral ao programa Memória do Mundo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) foi formalizada em novembro de 2023.

“Estes registos deixarão de ser um património de Cabo Verde, da Guiné-Bissau e de Portugal, para passar a ser um registo do mundo”, salientou o investigador do Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde (IANCV).

José Évora disse que o país já sabia que não seria possível fazer o anúncio neste “ano simbólico” de comemoração do centenário de Cabral, mas espera comemorar a inscrição no próximo ano.

Além dos escritos de Cabral, Cabo Verde submeteu à UNESCO a candidatura de documentos sobre a escravatura ao programa Memória do Mundo, cujo decisão será conhecida na mesma altura.

Há também uma candidatura conjunta dos livros e registos de escravos entre Angola, Moçambique e Cabo Verde, referiu a mesma fonte, completando os três processos que o país tem em curso.

Desde fevereiro que José Évora foi nomeado membro do Comité Consultivo Internacional do Programa Memória do Mundo da UNESCO, estando entre os três investigadores do continente africano que fazem parte do organismo desde ano 2024 até 2028.

Amílcar Cabral nasceu a 12 de setembro de 1924, em Bafatá, na então Guiné Portuguesa (hoje Guiné-Bissau), e foi assassinado a 20 de janeiro de 1973, em Conacri, Guiné.

As comemorações do centenário têm sido marcadas por diversos eventos académicos, culturais e políticos em várias partes do mundo.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
2 days 19 hours

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
4 days 12 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days 18 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos