terça-feira, 08 julho 2025

Cabo Verde quer aproveitar encontro de escritores para aumentar literacia

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Cabo Verde quer aproveitar o Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, que acontece esta semana na capital, para aumentar a literacia no arquipélago, anunciou esta segunda-feira a Câmara da Praia.

O XII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa que acontece na cidade da Praia, entre 05 e 08 de setembro, tem como objetivo "investir fortemente no aumento da literacia no país", avançou o vereador da Cultura e Economia Criativa, Jorge Garcia, em conferência de imprensa.

A edição deste ano, que tem como tema "Literatura, Liberdade e Inclusão", vai homenagear o centenário do nascimento de Amílcar Cabral, “pai” da independência de Cabo Verde e da Guiné-Bissau, e assinalar o V centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões.

"A expectativa sempre é muito grande e nós temos a garantia dos sucessos que já foram os outros eventos desse teor que foram realizados aqui na Praia", apontou Jorge Garcia, indicando que espera-se uma "grande mobilização dos amantes da literatura e debates à volta do tema".

A cerimónia de abertura será presidida pelo Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, seguindo-se uma apresentação e debate do tema "Camões e a identidade literária da língua portuguesa" com escritores.

Na edição deste ano está prevista a participação de Jorge Arrimar (Angola e Macau), Domício Proença Filho (vídeo) e Fernanda Ribeiro, vencedora do Prémio de Revelação Literária UCCLA-CMLisboa - Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa 2024 (Brasil).

António Correia e Silva, Arménio Vieira, Augusta Teixeira, Cheila Delgado, Pedro Pires, Daniel Mendes, Germano Almeida, José Luiz Tavares, Mário Lúcio, Nardi Sousa, Paulo Veríssimo e Vera Duarte (Cabo Verde), Tony Tcheka (Guiné-Bissau), Luís Carlos Patraquim (Moçambique), Inês Barata Raposo, Isabel Alçada (vídeo), José Pires Laranjeira e Rita Marnoto (Portugal), Olinda Beja (São Tomé e Príncipe), Luís Cardoso (Timor-Leste) e Alfredo Ferreiro Salgueiro (Galiza) são os restantes escritores previstos.

O evento contará ainda com atividades complementares como uma feira de livro e visita dos escritores ao Campo de Concentração no Tarrafal.

O Encontro de Escritores de Língua Portuguesa é uma iniciativa da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e da Câmara Municipal da Praia, em parceria com a Empresa de Mobilidade e Estacionamento da Praia. A abertura do evento conta com uma intervenção do Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, e, no encerramento, do ministro da Cultura e das Indústrias Criativas cabo-verdiano, Augusto Veiga.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
2 days 19 hours

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
4 days 11 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days 18 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos