segunda-feira, 07 julho 2025

PAICV homenageia Amílcar Cabral e Pedro Pires pelo Acordo de Argel para independência nacional

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O presidente do PAICV, Rui Semedo, homenageou esta segunda-feira, na cidade da Praia, os protagonistas do acordo de Argel, Amílcar Cabral e Pedro Pires, no âmbito da comemoração dos 50 anos da assinatura desse acordo.

O líder do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) fez essa homenagem, durante uma conferência de imprensa sobre os 50 anos do acordo de Argel para a Independência de Cabo Verde.

Para esse líder não tem como falar do acordo de Argel sem citar os nomes dos protagonistas, Amílcar Cabral e Pedro Pires.

É preciso render uma homenagem a essas figuras e, através dessas personalidades, render homenagem a uma geração que sonhou, lutou e conseguiu”, sublinhou.

Desse acordo, o presidente do maior partido da oposição apontou o artigo 1º, que reconhecia a República da Guiné-Bissau como Estado soberano pelo Estado português.

O artigo 6º em que o governo português reafirmava o direito do povo de Cabo Verde, a autodeterminação e independência e garantia a efectivação desse direito de acordo com as resoluções pertinentes das Nações Unidas

O artigo 7º em que o governo português e o PAIGC consideraram que o acesso de Cabo Verde à independência no quadro geral da descolonização dos territórios africanos sob a dominação portuguesa, constituía factor necessário para uma paz duradoura.

Rui Semedo, que valorizou estes 50 anos do acordo, considerou-o como um percurso de luta, serviço, conquistas, vitórias e desafios.

Neste âmbito apontou desafios que, segundo ele, permanecem até hoje, como a melhoria da qualidade de vida das pessoas, da qualidade da liberdade das pessoas e dos cidadãos, a conquista de maior dignidade para as pessoas e maior transparência na gestão dos assuntos públicos do país.

Por outro lado, disse que é preciso renovar o compromisso com o país no sentido de ser mais livre, para a consolidação da independência, uma sociedade mais justa e mais solidária.

O Acordo de Argel foi assinado em 25 de Agosto de 1974, em Argel, pelos representantes de Portugal, do CLSTP, que mais tarde viria se tornar MLSTP, e do PAIGC, na presença do presidente argelino Houari Boumedienne.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
2 days 15 hours

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
4 days 7 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days 14 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos