quinta-feira, 19 setembro 2024

Sindicalista diz que é preciso negociação entre professores e Governo para se alcançar “acordos importantes”

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O presidente da Confederação Cabo-verdiana de Sindicatos Livres (CCSL), José Manuel Vaz, considerou nesta terça-feira, na cidade da Praia, que é preciso negociação entre os professores e o Governo para se chegar a “acordos importantes”.

A posição foi manifestada em conferência de imprensa, na sequência do anúncio feito na segunda-feira, 05, pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia Silva, que dava conta de que o Governo aprovou o decreto-lei do Plano Carreira Funções e Remunerações (PCFR) do pessoal docente, a entrar em vigor a 01 de Janeiro de 2025.

“Os sindicatos e as centrais sindicais terão de negociar com os respectivos ministérios. Negociar quer dizer não impor. É isso que falta aqui, muitas vezes nas negociações de classe privativa”, assegurou, frisando que os salários em Cabo Verde estão “muito baixos”.

Neste particular, considerou que os professores merecem além daquilo que já foi anunciado agora pelo Governo, defendendo que para esta classe ter um salário do quadro privativo para 109 mil escudos é preciso ser negociado.

Continuou que a proposta da CCSL para os quadros privativos dessas classes deveria evoluir faseadamente até chegar a um limite de 109 mil escudos para “dar dignidade à classe”.

“Se há essa proposta haverá ganhos, vamos pegar na mão e vamos atrás de outros ganhos para daqui mais um ano, dois anos, mais três anos chegarmos a 109 mil escudos. E, a partir do momento que conseguiram este montante, vão dar passos para seguir mais acima”, observou.

Neste momento, não interessa nem ao Governo, nem aos empregadores, nem aos professores estar numa situação de desgaste permanente e sem resolver os problemas e depois ir para a greve”, concluiu o sindicalista.

José Manuel Vaz sublinhou ainda que no sector público e privado houve ganhos a nível salarial, mas que é preciso trabalhar ainda mais neste aspecto, através de negociações.

O sindicalista afirmou ainda que a CCSL está disponível para apoiar esse processo de negociação para chegar a um entendimento e evitar conflitos.

 

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

joao neves2
7 days 3 hours

Porquê que as eleições têm de ser realizadas apenas num Domingo? O Governo não pode conceder tolerância de ponto?

D. G. WOLF
15 days 22 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
20 days

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos