quinta-feira, 19 setembro 2024

Paris2024: Presidente de Cabo Verde diz que David Pina é “um espelho para os jovens”

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, considerou que o pugilista David Pina é um “espelho” para jovens do país, após conquistar a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Paris2024, a primeira de sempre para o país.

 

Numa reação à publicação do chefe de Estado, David Pina disse que é “um orgulho enorme” ser filho da nação cabo-verdiana.David Pina, que é treinado pelo português Bruno Carvalho, ficou com a medalha de bronze na categoria de -51 kg nos Jogos Olímpicos, apesar de ter sido derrotado nas meias-finais da competição pelo uzbeque Hasanboy Dusmatov.

Os meus parabéns, em meu nome e no de todos os cabo-verdianos, pelo seu desempenho. Doravante, és um espelho para os jovens”, escreveu no domingo à noite o chefe de Estado, na sua conta oficial no Facebook.

Numa mensagem acompanhada de uma foto em que David Pina lhe coloca o pin de Cabo Verde no peito, na Praia, antes da partida da delegação cabo-verdiana para Paris, José Maria Neves elogiou a “enorme prestação” e o “feito inédito” do pugilista, de 27 anos, natural de Santa Cruz, na ilha de Santiago.

“Apesar dos escolhos, podemos, sim, fazer boas escolhas. O futuro depende de cada um de nós”, escreveu Neves, na mensagem de agradecimento.

Numa reação à publicação do chefe de Estado, David Pina disse que é “um orgulho enorme” ser filho da nação cabo-verdiana.

David Pina, que é treinado pelo português Bruno Carvalho, ficou com a medalha de bronze na categoria de -51 kg nos Jogos Olímpicos, apesar de ter sido derrotado nas meias-finais da competição pelo uzbeque Hasanboy Dusmatov.

O cabo-verdiano já tinha garantido a primeira medalha de sempre para o país na maior competição multidesportiva mundial, com o apuramento para as meias-finais, já que no boxe os dois derrotados nesta fase ficam com a mesma medalha.

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, anunciou no domingo que o governo vai condecorar o pugilista, que vai receber 500 mil escudos (4.534 euros) pela conquista da medalha, como prevê o regulamento governamental que define o regime de prémios para competições desportivas.

O porta-estandarte de Cabo Verde na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos vai receber a terceira medalha da África lusófona, depois das duas da moçambicana Maria Mutola, campeã nos 800 metros em Sydney2000 e bronze em Atlanta1996.

A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

joao neves2
7 days 8 hours

Porquê que as eleições têm de ser realizadas apenas num Domingo? O Governo não pode conceder tolerância de ponto?

D. G. WOLF
16 days 4 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
20 days 6 hours

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos