sexta-feira, 20 setembro 2024

Independência/49 anos: PAICV defende crescimento económico robusto para que Cabo Verde tenha um futuro de prosperidade

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
 

O líder parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), João Baptista Pereira, defendeu hoje, na cidade da Praia, o crescimento económico robusto para que o país tenha um futuro de prosperidade.

 

O deputado do PAICV lembrou que Cabo Verde celebra 49 anos de independência num momento de grandes ameaças globais tais como as mudanças climáticas, pandemias, insegurança cibernética e instabilidade geopolítica, que se apresentam como desafios que afectam todos os países.

No seu discurso durante a sessão solene comemorativa dos 49 anos da Independência Nacional, assinalado hoje, 05 de Julho, João Baptista Pereira, disse que só assim se conseguirá gerar empregos e rendimentos suficientes para as famílias, com um enfoque especial para juventude.

Somente assim poderemos combater a emigração, que muitas vezes é uma fuga à pobreza e busca por uma vida mais digna e bem-estar. Não podemos dar-nos ao luxo de desperdiçar a nossa força jovem produtiva, que é indispensável para o desenvolvimento do país”, aconselhou.

Para o dirigente do maior partido da oposição, é esta juventude que carrega em si a capacidade de inovar, de construir e de transformar Cabo Verde num exemplo de desenvolvimento sustentável.

Por outro lado, defendeu que a unificação do mercado nacional, através de infra-estruturas adequadas e de um sistema de transportes eficaz e eficiente, que garanta a mobilidade interna de pessoas e bens, é urgente e indispensável.

Para João Baptista Pereira, esta unificação é “vital” para a redução das assimetrias económicas entre as ilhas, possibilitando um desenvolvimento mais equilibrado e justo para todos os cabo-verdianos.

“No centenário do nascimento de Amílcar Cabral, vale recordar um dos seus ensinamentos, que carrega toda a actualidade, quando diz que “precisamos nos unir para lutar, mas também lutar para unir”. Afinal, os desafios que o país enfrenta são de tal monta que nenhum cabo-verdiano pode ser ignorado, menosprezado ou excluído, exemplificou.

O deputado do PAICV lembrou que Cabo Verde celebra 49 anos de independência num momento de grandes ameaças globais tais como as mudanças climáticas, pandemias, insegurança cibernética e instabilidade geopolítica, que se apresentam como desafios que afectam todos os países.

Neste contexto, apontou, que é crucial que Cabo Verde adopte medidas preventivas adequadas para a protecção da população, através  de  uma  abordagem cuidadosa, integradora e com uma postura perene na tomada de decisões, dadas as repercussões na política externa e no seu posicionamento na arena internacional.

Para o PAICV, afirmou João Baptista Pereira, o dia 05 de Julho de 1975 representa a materialização do maior projecto político dos cabo-verdianos, constituindo o coroar de uma luta de gerações.

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

joao neves2
7 days 17 hours

Porquê que as eleições têm de ser realizadas apenas num Domingo? O Governo não pode conceder tolerância de ponto?

D. G. WOLF
16 days 12 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
20 days 14 hours

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos