sexta-feira, 20 setembro 2024

Celebrcão de 5 de julho: Sessão solene do parlamento com mensagem do Presidente da República e reconhecimento de figuras e instituições que contribuíram para a afirmação de Cabo Verde

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A celebraação do 49º aniversário da independência de Cabo Verde culmina na manhã desta sexta-feira,5 de julho, com uma sessão solene da Assembleia Nacional, que contará com a participação do Chefe de Estado. José Maria Neves dirigirá a sua tradicional mensagem à nação, com foco nos dasafios atuais e o futuro do país. A comemoração da data conhece, na parte da tarde no Palácio da Presidência da República, um momento de reconhecimento a figuras e instituições que contribuíram para a afirmação de Cabo Verde como Nação, com a entrega das insígnias a um conjunto de pessoas singulares e coletivas.

 

A fazer fé na mesma fonte, o Programa inicia-se com a cerimónia de deposição da Coroa de Flores no Memorial Amílcar Cabral, às 9H00. Tudo com vista «a simbolizar o reconhecimento nacional pelo consentido sacrifício de Amílcar Cabral e todos os que lutaram contra o jugo colonial, representando um momento de homenagem e reflexão sobre os valores e conquistas da luta pela independência».

Em comunicado remetido ao Asemanaonline, a chefia do Estado informa que, no âmbito das celebrações do 5 de Julho, o Presidente da República, José Maria Neves, promove um programa de comemorações e exultação desta data que constitui, no dizer do falecido poeta Corsino Fortes, “a hora zero” da República, na linha do compromisso do Chefe de Estado com a promoção do legado histórico da nossa jovem Nação.

A fazer fé na mesma fonte, o Programa inicia-se com a cerimónia de deposição da Coroa de Flores no Memorial Amílcar Cabral, às 9H00. Tudo com vista «a simbolizar o reconhecimento nacional pelo consentido sacrifício de Amílcar Cabral e todos os que lutaram contra o jugo colonial, representando um momento de homenagem e reflexão sobre os valores e conquistas da luta pela independência».

Às 10h30, o PR participa na sessão solene na Assembleia Nacional, onde dirigirá uma mensagem aos cabo-verdianos, nas Ilhas e na Diáspora, com olhos postos no futuro e no reforço da coesão nacional. Como tem sido habitual, haverá ainda a comunicação do Presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correira, e dos representantes dos partidos com assento parlamentar – MpD, PAICV e UCID.

Condecoração de figuras e instituições

Já pelas 16H00, José Maria Neves promove um momento de reconhecimento a figuras e instituições que contribuíram para a afirmação de Cabo Verde como Nação, com a entrega das insígnias a um conjunto de pessoas, singulares e coletivas, que condecora, no quadro deste 49.º Aniversário da Independência Nacional.

«Na cerimónia desta sexta-feira recebem os galardões Daniel Alberto Rendall Moreira Monteiro, autor de "Cabral Ka Mori", e Alcides Spencer Brito, autor de "Labanta Brasú Bo Gritá Bo Liberdadi", juntamente com os agrupamentos musicais ‘Os Tubarões’, condecorado com a Ordem do Dragoeiro, 2.º Grau, e ‘Kaoguiamo’, reconhecido com a Medalha do Vulcão, 2ª Classe. O Chefe de Estado também atribuirá, na ocasião, as insígnias à Organização Mundial da Saúde, condecorada com a Ordem Amílcar Cabral, Primeiro Grau, pelo seu significativo contributo ao desenvolvimento do setor da saúde em Cabo Verde», lê-se no comunicado referido.

A mesma fonte precisa que o Chefe de Estado também atribuirá, na ocasião, as insígnias à Organização Mundial da Saúde, condecorada com a Ordem Amílcar Cabral, Primeiro Grau, pelo seu significativo contributo ao desenvolvimento do setor da saúde em Cabo Verde.

«Proximamente, serão ainda, entregues as insígnias aos familiares de Manuel de Jesus Lopes, conhecido como Manuel d'Novas, autor de “5 de Julho nos Kamin pa flisidadi”, condecorado, a título póstumo com a Ordem Amílcar Cabral, 2.º Grau, assim como os Agrupamentos Musicais ‘Os Kings’, ‘Kolá’, ‘Nova Aurora’ reconhecidos com a Medalha do Vulcão, 2ª Classe», acrescenta o comunicado.

Segundo ainda a chefia do Estado, o Programa do Mais Alto Magistrado da Nação neste 5 de Julho, em celebração ao 49.º Aniversário da Independência Nacional, será encerrado com uma receção no Palácio do Presidente da República, ao final da tarde desta sexta-feira, 5 de Julho.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

joao neves2
7 days 17 hours

Porquê que as eleições têm de ser realizadas apenas num Domingo? O Governo não pode conceder tolerância de ponto?

D. G. WOLF
16 days 13 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
20 days 15 hours

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos