sexta-feira, 20 setembro 2024

Cerimónia fúnebre do saxofonista Totinho marcada para esta tarde

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O corpo do saxofonista António Ferndades, mais conhecido por Totinho que faleceu ontem na Praia, vai a enterrar esta tarde no cimitério da Várzea, depois de permanecer por algum tempo em câmara ardente na Câmara Municipal da Praia.

Depois do velório e ato de apresentação de pêsames na sua residência em Achadinha, desde 11h30 de hoje o corpo do artista  está a ser velado no Salão do Munícipe da Câmara Munícipal da Praia, de onde sairá pelas 15 horas rumo à Igreja matriz da Capital de Cabo Verde.

Conforme fontes familiares, o cortejo fúnebre seguirá depois em direcção ao cemitério da Várzea, onde os restos mortais de Totinho serão dados à terra na presença de entidades oficiais, artistas, amigos e familiares do extinto que vão assim prestar homenagem ao mesmo.

Como noticiou o Asemanaonline, Totoinho faleceu ontem,2 de junho, na Praia, aos 60 anos, vítima supostamente de um enfarte. A noticia apanhou de supresa a comunidade artística  e o público em geral  que se mostram conternados com a morte do artista, que se notabilizou sobretudo ao acompanhar a falecida rainha das mornas, Cesária  Évora, e o emblemático conjunto "Os Tubarões". 

 Conforme se pode acompanhar as reações nas redes sociais e não só, o falecimento do artista constitui uma grande perda para a cultura cabo-verdiana, principalmente para a cidade da Praia sua terra natal.

Totinho foi um grande saxofonista que se destacou em vários palcos nacionais e internacionais, tendo sido, nos últimos anos, um elemento influente do emblemático conjunto “Os tubarões”.

Totinho nasceu na cidade da Praia em 1964. Foi saxofonista de Cesária Évora, viajando durante duas décadas com a cantora pelo mundo em concertos para a divulgação da música cabo-verdiana, com destaque para a morna que era género de preferência da falecida "Diva de pés  descalços".

A comunidade cultural, principamente os músicos, mostra-se surpreendida e consternada com a morte súbita ontem, 2 de julho, na cidade da Praia, de Totinho, supostamamente vitima de um enfarte, segundo noticiou a Rádio Nacional.

Reações do PR, governo e Harmonia

O Presidente da República reagiu com consternação sobre o felecimento súbito do artista. «O último sopro de Totinho. Acaba de partir para a eternidade. Descansa em paz, caro amigo. Até sempre!, refere  José Maria Neves ao  comentar a partida do artista..

O mesmo aconteceu com o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas.."Parte uma lenda! Descansa em paz Totinho! Tua vida e teu percurso faz de ti uma lenda da nossa música e da nossa Cultura! A Cultura de Cabo Verde Fica mais pobre! Condolências a toda a familia e amigos", exprimiu Abraão Vicente.

Já o produtor de Cesária Évora lembra Totinho como um dos maiores saxofonistas de Cabo Verde”, destacando a sua ligação de duas décadas com a Cesária.“Pessoa de grande valor moral e musical, que a sua alma descanse em paz”, concluiu José da Silva.

O coletivo do jornal A Semana aproveita para apresentar as suas sentidas condolências à família e aos amigos de Totinho. 

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

joao neves2
7 days 17 hours

Porquê que as eleições têm de ser realizadas apenas num Domingo? O Governo não pode conceder tolerância de ponto?

D. G. WOLF
16 days 12 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
20 days 15 hours

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos