sábado, 05 julho 2025

Fundo de Pequenos Projetos do Camões apoia 16 ações em Cabo Verde

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua vai distribuir cerca de 60 mil euros por 16 iniciativas em Cabo Verde ao abrigo do Fundo de Pequenos Projetos, disse hoje à Lusa fonte da instituição.

 

O Fundo de Pequenos Projetos visa minimizar necessidades nas áreas da educação, saúde ou outras do domínio social, identificadas por atores da sociedade civil e que não sejam enquadráveis noutro tipo de apoios da Cooperação Portuguesa.

 

Os projetos a apoiar foram escolhidos entre 89 candidaturas.

Entre as entidades beneficiárias, na lista publicada na Internet, estão as Aldeias SOS de Cabo Verde, a Associação Artística e Cultural Mindelact ou a associação Colmeia, dedicada a crianças e jovens com necessidades especiais.

Os projetos abrangem diversas áreas, tais como cultura, educação, direitos das crianças, saúde, ambiente, inclusão ou emprego.

O Fundo de Pequenos Projetos visa minimizar necessidades nas áreas da educação, saúde ou outras do domínio social, identificadas por atores da sociedade civil e que não sejam enquadráveis noutro tipo de apoios da Cooperação Portuguesa.  

O financiamento concedido a cada projeto ronda, em média, quatro a cinco mil euros, podendo ser substancialmente inferior e raramente ultrapassando os 10.000 euros, acrescentou a mesma fonte.

As dotações orçamentais anuais do fundo variam de acordo com a disponibilidade orçamental do Camões I.P., mas têm-se mantido relativamente próximas, a rondar entre 50.000 a 70.000 euros por ano.

O Programa Estratégico de Cooperação (PEC) 2022 – 2026, celebrado por Portugal com Cabo Verde, em março de 2022, reconhece as organizações da sociedade civil como “atores centrais no processo de desenvolvimento”.

Ao abrigo do atual PEC, o Fundo de Pequenos Projetos já distribuiu 167.776 euros.

Ao longo da vigência do PEC anterior, entre 2017 e 2021, foi concedido financiamento a mais de 90 ações e projetos, num total que ascendeu a 220.000.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
2 days 6 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
2 days 13 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
3 days

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos