sábado, 05 julho 2025

Banco Mundial aprova segundo financiamento adicional a Cabo Verde no valor de 30 milhões de dólares

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 O Banco Mundial aprovou um crédito adicional de 30 milhões de dólares americanos a Cabo Verde, visando impulsionar o desenvolvimento do sector turístico e contribuir para o crescimento económico sustentável do país.

Aprovado pelo Conselho de Administração do Grupo Banco Mundial este crédito insere-se no quadro do projecto Turismo Resiliente e Desenvolvimento da Economia Azul.

Segundo informações tornadas públicas hoje pelo Governo, este financiamento será direccionado para o aprimorar a diversidade e resiliência do sector turístico, bem como o fortalecimento da participação das pequenas e médias empresas (PME) nas cadeias de valor relacionadas ao turismo.

Com este crédito adicional, pretende-se, igualmente, promover a diversificação da oferta turística e a criação de um ambiente propício para o crescimento das PME.

Com o financiamento adicional, espera-se que o projecto possa ampliar sua abrangência geográfica, alcançando agora seis ilhas em vez das quatro inicialmente previstas. Essa expansão permitirá uma maior diversificação económica e o fortalecimento das sinergias, especialmente nas cadeias de valor da economia azul em todo o arquipélago”, lê-se na nota governamental.

Os recursos adicionais, de acordo com a fonte, serão direccionados para melhorar as modalidades de implementação do projecto, levando em consideração o aumento dos investimentos em infraestrutura.

Essas melhorias visam otimizar os resultados do projecto, com o objectivo de aumentar os gastos turísticos e as pernoites em um maior número de localidades e ilhas”, sublinha.

Alinhado com o Quadro de Parceria do Grupo Banco Mundial com a República de Cabo Verde para o período de 2020 a 2025, o financiamento adicional do Banco Mundial visa fortalecer o ambiente de negócios e apoiar o crescimento do sector privado, além de promover a igualdade de género e o empoderamento das mulheres empreendedoras.

Este investimento complementar também desempenhará um papel fundamental na fase de recuperação económica de Cabo Verde, contribuindo para a criação de um ambiente resiliente e sustentável”, refere a nota.

O projecto está alinhado com a Visão 2030 do Plano Operacional Nacional para o Turismo e o Plano Nacional de Investimento para a Economia Azul, buscando impulsionar investimentos, políticas e instituições que apoiem a recuperação do país.

Com este segundo financiamento adicional, o Banco Mundial reafirma, assim, o seu compromisso em fortalecer a cooperação com Cabo Verde e contribuir para o crescimento económico sustentável do país.

O projecto visa impulsionar o sector turístico, criar oportunidades de negócios para as PME e promover a diversificação económica.

A Semana com Inforpress 

 

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
1 day 13 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
1 day 19 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
2 days 7 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos