domingo, 10 novembro 2024

Conselho de Segurança da ONU vai analisar pedido da Palestina como Estado-membro

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) começa a analisar, a partir de segunda-feira, o pedido de reconhecimento da Palestina como Estado-membro da ONU, e não apenas como observador.

A agência noticiosa Efe escreve que o Conselho de Segurança tem agendado para segunda-feira o tema “Admissão de novos membros”, estando ainda prevista a leitura, pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, da carta formal apresentada esta semana pela missão diplomática palestiniana.

A Palestina é considerada um “Estado observador” na ONU desde 2012, um estatuto que só partilha com o Vaticano, embora um ano antes tivesse solicitado a entrada como membro de pleno direito.

Em 2011, foi feito um pedido de adesão plena, mas permaneceu pendente porque o Conselho de Segurança não conseguiu chegar a um consenso para uma decisão formal.

Na ocasião, os Estados Unidos anunciaram que pretendiam usar o poder de veto se uma maioria de nove fosse alcançada, apesar de proclamarem apoio à “solução de dois Estados”.

Esta semana, 120 Estados-membros das Nações Unidas - de um total de 193 - comprometeram-se a apoiar a adesão plena da Palestina à organização.

Os 120 países representam três grupos (árabe, muçulmano e não alinhado) e redigiram uma carta conjunta enviada às diferentes entidades da ONU que participam no processo: o secretário-geral, o Conselho de Segurança e a Assembleia-Geral.

Na missiva, os 120 signatários apoiam a retoma do processo iniciado em 2011 – data em que a Palestina solicitou pela primeira vez a sua admissão à ONU – e que o Conselho de Segurança proceda ao pedido junto da Assembleia-Geral.

Os Estados signatários lembram ainda que no mundo já existem 140 países que reconhecem o Estado da Palestina.

De acordo com os regulamentos da ONU, o Conselho de Segurança deve criar um comité, composto por todos os 15 membros, para estudar o pedido de admissão e redigir um relatório.

Caso não seja aprovado, o pedido segue para votação na Assembleia-Geral da ONU e é devolvido novamente ao Conselho de Segurança, para apreciação, escreveu hoje a agência noticiosa Efe.

Para o pedido ser aprovado, é preciso o voto favorável de nove dos 15 membros do Conselho de Segurança e nenhum veto dos membros permanentes.

A Semana com Lusa

07 abril 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Braga Maria Cobom di Nona
1 month

Desta forma não vamos ter estabilidade na saúde na região Fogo/Brava.

D. G. WOLF
1 month 8 days

A auto-ajuda é o refúgio dos falhados.

João Mendes
1 month 12 days

Estamos a assistir a um hediondo crime apoiado pela América

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos