sexta-feira, 04 julho 2025

Pilotos da TACV iniciam hoje greve de cinco dias

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os pilotos dos Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) iniciaram nas primeiras horas desta quinta-feira uma greve de cinco dias, tendo no centro das reivindicações a melhoria das condições de trabalho.

 

O presidente do SNPAC, Edmilson Aguiar, avançou que não houve avanços significativos, nem a devida atenção ao compromisso com a resolução das questões reivindicadas de forma verdadeira e denunciou “aliciamento” dos pilotos na tentativa de reduzir a adesão à greve.

 

Entre as exigências da classe estão questões ligadas à carreira, programa de segurança, protecção da saúde e de higiene no trabalho, cancelamento das consultas médicas e redução do prémio de seguro, redução dos subsídios, deficiência nos procedimentos de segurança e redução do serviço de restauração prestado aos tripulantes, ou seja, catering deficitário.

Ao que se sabe, o Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC) e a administração da TACV reuniram-se na tarde de quarta-feira para evitar o desenvolvimento desta greve, mas não houve qualquer consenso.

O presidente do SNPAC, Edmilson Aguiar, avançou que não houve avanços significativos, nem a devida atenção ao compromisso com a resolução das questões reivindicadas de forma verdadeira e denunciou “aliciamento” dos pilotos na tentativa de reduzir a adesão à greve.

Enquanto isto, o presidente da administração da TACV, Pedro Barros, disse que enviou uma nota aos pilotos apenas para a indagar se vão aderir a greve, afiançando que as reivindicações dos trabalhadores, neste caso concreto dos pilotos são legítimas, “num estado de direito democrático”, mas que a eventual divergência com o sindicato está nos prazos e na forma de implementação das medidas.

O SNPAC havia suspenso a greve de cinco dias, inicialmente agendada para 25 e 29 de Abril, após encontro entre as partes e o ministro do Turismo e Transportes, para dar à empresa o tempo que foi definido para cumprir os pontos acordados.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
22 hours 31 minutes

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
1 day 5 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
1 day 16 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos