sexta-feira, 04 julho 2025

Cabo Verde estuda equipa para lidar com crianças de rua e dar-lhes proteção

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Governo cabo-verdiano vai formar uma equipa envolvendo várias entidades para lidar com a problemática das crianças de rua no arquipélago e dar-lhes proteção, anunciou esta sexta-feira a ministra da Justiça.

 

Joana Rosa prometeu “total proteção das crianças” com base no regime jurídico vigente que incluiu, já este ano, a revisão do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para reforçar a defesa dos direitos dos menores.

 

 

“Estamos a formar uma equipa [com] a Polícia Nacional, o Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) e o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), envolvendo o Ministério Público”, referiu Joana Rosa, no parlamento.

A governante reagia a uma intervenção da deputada Dora Pires, da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição) que se queixou da falta de espaços para dar guarida a crianças e adolescente nas ruas do Mindelo, a par de problemas de toxicodependência.

Joana Rosa prometeu “total proteção das crianças” com base no regime jurídico vigente que incluiu, já este ano, a revisão do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para reforçar a defesa dos direitos dos menores.

A questão da toxicodependência está ligada à saúde pública”, acrescentou a ministra, referindo que o executivo pretende estabelecer parcerias.

Vamos trabalhar para que possamos ter associações a encarregar-se dessas matérias. O Estado não pode estar a assumir tudo isso”, referiu.

A Semana com Lusa 

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
1 day 2 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
1 day 9 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
1 day 21 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos