sexta-feira, 04 julho 2025

Filme cabo-verdiano Pirinha sobre abuso de menores distinguido no Senegal

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O filme cabo-verdiano Pirinha, de Natasha Craveiro, produzido por Emilia Wojciechowska, ganhou o “grande prémio da crítica” no festival internacional Saint-Louis’ Docs 2025, no Senegal, dedicado a documentários, anunciou a produtora Korikaxoru Films.

 

"Sendo um filme que trata um assunto sério, eu quis dar um nome que destoasse dessa problemática. O nome é o que deve ser a infância, deve ser ‘pirinhas’, não abusos", disse a realizadora da ilha de São Vicente.

 

 

O júri do festival destacou a obra pela originalidade, sensibilidade estética e força emocional. Esta conquista representa um importante reconhecimento da obra e uma valiosa contribuição para a crescente visibilidade do cinema cabo-verdiano num palco global”, lê-se no comunicado.

Pirinha já foi selecionado “por mais de 25 festivais em cinco continentes” e, em maio, representará Cabo Verde na Polónia, no Festival dos Países de Língua Portuguesa Maré, anunciou a Korikaxoru.

Há um ano, por altura da antestreia, Natasha Craveiro explicava, em entrevista à Lusa, que “pirinha” era o nome de um rebuçado que comprava quando era criança e que agora dá nome a um filme que alerta para a amargura do abuso de menores em Cabo Verde.

"Sendo um filme que trata um assunto sério, eu quis dar um nome que destoasse dessa problemática. O nome é o que deve ser a infância, deve ser ‘pirinhas’, não abusos", disse a realizadora da ilha de São Vicente.

O filme retrata a viagem de uma jovem mulher "às masmorras" do seu subconsciente para se encontrar e libertar de traumas da infância, contou.

Pirinha foi rodado na ilha de Santiago, é falado em crioulo e acompanhado por música cabo-verdiana.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
1 day 4 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
1 day 10 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
1 day 22 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos