sábado, 05 julho 2025

Portugal: Pontos focais da CPLP para os Direitos Humanos reúnem-se durante dois dias em Lisboa

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A segunda Reunião dos Pontos Focais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para os Direitos Humanos arranca hoje, em Lisboa, e decorre até 12 de Março, na sede da instituição na capital portuguesa.

 

 

A Rede de Pontos Focais de Direitos Humanos deverá trabalhar “em estreita articulação com outros actores relevantes a nível nacional sobre a temática dos direitos humanos e com a Rede de Provedores de Justiça, Comissões Nacionais de Direitos Humanos e demais Instituições Nacionais de Direitos Humanos da CPLP”.

 

À Inforpress, o gabinete de comunicação do Secretariado Executivo da CPLP, disse que a sessão de abertura está prevista para às 09:30, contemplando intervenções do representante da Presidência da CPLP (São Tomé e Príncipe) e do director de Cooperação da CPLP, Manuel Clarote Lapão.

A cerimónia terá ainda intervenção do director do Conselho dos Direitos Humanos e Divisão dos Mecanismos dos Tratados ACNUDH (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos), Mahamane Cissé-Gouro, numa mensagem em vídeo. 

A primeira Reunião dos Pontos Focais da CPLP para os Direitos Humanos decorreu no dia 19 de Junho de 2024, em formato virtual, após a 28ª Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, que decorreu em São Tomé, no dia 25 de Agosto de 2023, ter decidido criar a “Rede de Pontos Focais de Direitos Humanos dos Estados-Membros da CPLP”.

Segundo a mesma fonte, esta decisão estabelece, em resolução, que “reunirá com periodicidade bienal, com os objectivos de promover o diálogo e o intercâmbio de conhecimentos e experiências no campo da apresentação de relatórios, a implementação de recomendações e o acompanhamento dos mecanismos internacionais de direitos humanos e de promover a criação ou o reforço dos Mecanismos Nacionais de Implementação, Reporte e Seguimento (NMIRF)”.

A Rede de Pontos Focais de Direitos Humanos deverá trabalhar “em estreita articulação com outros actores relevantes a nível nacional sobre a temática dos direitos humanos e com a Rede de Provedores de Justiça, Comissões Nacionais de Direitos Humanos e demais Instituições Nacionais de Direitos Humanos da CPLP”.

A CPLP é formada por nove Estados-membros: Cabo Verde, Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial e

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
2 days 8 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
2 days 14 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
3 days 2 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos