domingo, 06 julho 2025

Presidente do parlamento cabo-verdiano defende debate sobre oficialização da língua materna

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 O presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde defendeu  esta segunda-feira um debate sobre a oficialização da língua cabo-verdiana, numa altura em que o país se prepara para celebrar meio século de independência, a 05 de julho.

"Passados 50 anos de independência, creio que já chegámos a uma altura em que devemos ter alguma descontração no debate de questões" como a da oficialização da língua materna, afirmou Austelino Correia, numa declaração aos jornalistas na cidade da Praia.

O presidente da Assembleia Nacional defendeu que o país deve discutir os grandes temas nacionais sem complexos e sem divisões partidárias que usualmente ocorrem, separando o Movimento pela Democracia (MpD) e o Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV) em vários dossiês.

"O desenvolvimento de Cabo Verde deve ser a nossa prioridade. A língua é fundamental para qualquer nação" e "deve ser reforçada de forma tranquila e serena, respeitando as diferenças, para que possamos encontrar a melhor solução para o país", concluiu Austelino Correia.

No sábado, Cabo Verde recebeu um fórum sobre a oficialização da língua crioula, assinalando o Dia Internacional da Língua Materna (21 de fevereiro), no qual especialistas internacionais partilharam experiências sobre formas de padronizar a língua.

Neste encontro e noutros anteriores, o Presidente cabo-verdiano tem defendido a oficialização da língua cabo-verdiana, em paridade com o português, como parte das celebrações dos 50 anos da independência.

O artigo 9.º da Constituição da República de Cabo Verde, de 1992, define apenas o português como língua oficial, mas também prevê que o Estado deva promover "as condições para a oficialização da língua materna cabo-verdiana, em paridade com a língua portuguesa".

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 3 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
3 days 10 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
3 days 21 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos