segunda-feira, 07 julho 2025

Educação em crise/PCFR: PR promete analisar diploma com atenção antes de decidir enviá-lo ao Tribunal Constitucional ou promulgá-lo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Presidente da República afirmou esta quarta-feira que analisará com atenção o diploma do Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) do Pessoal Docente antes de decidir sobre a sua promulgação ou eventual envio ao Tribunal Constitucional.

 

Segundo o Chefe de Estado, o veto anterior já permitiu a introdução de melhorias no documento, mas será necessário avaliar se ainda existem questões que justifiquem uma nova intervenção.“Ainda não recebi o diploma. Quando receber o diploma, vou ler com muita atenção”, apontou, acrescentando que só depois é que vai decidir se valerá a pena enviá-lo ao Tribunal Constitucional ou promulgá-lo.

 

José Maria Neves falava à margem da abertura das Jornadas Científico-Culturais “O Património da Cidade Velha e a Identidade Nacional” que decorreu na Cidade Velha sob a chancela da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago e a Universidade de Cabo Verde, no âmbito das comemorações do Dia do Município e do 50º aniversário da Independência do país.

Segundo o Chefe de Estado citado pela Inforpres, o veto anterior já permitiu a introdução de melhorias no documento, mas será necessário avaliar se ainda existem questões que justifiquem uma nova intervenção.

“Ainda não recebi o diploma. Quando receber o diploma, vou ler com muita atenção”, apontou, acrescentando que só depois é que vai decidir se valerá a pena enviá-lo ao Tribunal Constitucional ou promulgá-lo.

O diploma foi aprovado na última sexta-feira, 24, com 38 votos favoráveis dos deputados do partido no poder (MpD).

José Maria Neves aproveitou também para felicitar o Governo pelo êxito da Cimeira entre Portugal e Cabo Verde, um evento de “grande importância” que reforça a cooperação bilateral.

Conforme a  mesma fonte, explicou que a cimeira, institucionalizada durante o seu mandato como primeiro-ministro, representa um “marco significativo” nas relações entre os dois países e os acordos alcançados demonstram os avanços na parceria estratégica e evidenciam o elevado nível de cooperação existente, reflectindo-se em benefícios concretos para ambas as nações.

 

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 13 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
3 days 19 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 7 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos