segunda-feira, 07 julho 2025

Observatório e universidade cabo-verdiana reforçam parceria para combater tráfico humano

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Observatório Nacional do Tráfico de Pessoas e a Universidade Jean Piaget de Cabo Verde (UniPiaget) assinaram esta quarta-feira um protocolo para desenvolver estratégias de combate ao crime organizado.

 

O Observatório Nacional contra o Tráfico de Pessoas, recentemente criado, visa reforçar a coordenação e o acompanhamento de políticas públicas no combate a esta prática de crime.A estrutura, que integra representantes de diversas áreas, tem como objetivo consolidar estratégias de prevenção e proteção das vítimas, promovendo uma atuação integrada entre as diferentes instituições.

"Acreditamos que esta colaboração reforçará a nossa estrutura e trará novas perspetivas e soluções criativas para enfrentar os desafios referentes ao tráfico de pessoas", afirmou a presidente do Observatório, Elisa Fontes, durante a cerimónia realizada na cidade da Praia.

O memorando inclui a implementação do projeto intitulado "Juntos por uma identidade que protege e combate o tráfico de pessoas", que visa desenvolver uma estratégia de sensibilização para o tema.

"A prevenção do tráfico de pessoas é um caminho intenso que não podemos percorrer de uma forma isolada, pelo que estamos a estabelecer parcerias com instituições que partilham dos mesmos valores e objetivos", apontou.

A reitora da UniPiaget, Joanita Rodrigues, reafirmou o compromisso da universidade em disponibilizar "conhecimento, tecnologias e espaço físico para que possam desenvolver este trabalho".

O Observatório Nacional contra o Tráfico de Pessoas, recentemente criado, visa reforçar a coordenação e o acompanhamento de políticas públicas no combate a esta prática de crime.

A estrutura, que integra representantes de diversas áreas, tem como objetivo consolidar estratégias de prevenção e proteção das vítimas, promovendo uma atuação integrada entre as diferentes instituições.

Durante a tomada de posse dos membros, em novembro de 2024, Elisa Fontes referiu que o "tráfico de pessoas é uma das mais graves violações dos direitos humanos, uma prática desumana que explora e submete vítimas, especialmente mulheres e crianças, a condições de abuso, violação e perda de liberdade".

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 17 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
3 days 23 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 11 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos