segunda-feira, 07 julho 2025

Parlamento remete alterações ao código eleitoral para harmonização

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O parlamento cabo-verdiano aprovou esta sexta-feira, na generalidade e por unanimidade, as propostas do Governo e do PAICV (oposição) de alteração ao código eleitoral, que vão agora ser harmonizadas na especialidade, em comissão paritária.

 

Não há datas ou prazos para entrada em vigor das alterações eletrónicas ao voto, até porque haverá ainda vários passos a dar, ao nível técnico e de regulamentação.

Segundo a Lusa, avotação decorreu no fecho da reunião plenária de três dias, a primeira de 20252, e estão em causa propostas que preveem a criação do recenseamento automático e voto eletrónico, entre outras alterações.

Não há datas ou prazos para entrada em vigor das alterações eletrónicas ao voto, até porque haverá ainda vários passos a dar, ao nível técnico e de regulamentação.

Cabo Verde realizou eleições autárquicas em dezembro de 2024 e terá legislativas e presidenciais em 2026.

As propostas de quinta alteração ao código eleitoral abrangem ainda outros assuntos, como a urgência na investigação de crimes eleitorais, ajustes ao voto antecipado, contas eleitorais e subvenção de candidaturas, refere a fonte deste jornal.

 

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
4 days

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days 7 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 19 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos